Procuradora de Justiça Militar tem artigo publicado na Revista Internacional da Cruz Vermelha

Lançada nesta tarde (27), a edição número 923 da Revista Internacional da Cruz Vermelha (IRRC), com o tema “Crime Organizado”. A publicação apresenta 16 artigos que abordam questões legais e políticas relacionadas ao crime organizado em conflitos armados e outras situações de violência.

Um dos artigos da Revista, “O Rio de Janeiro está se preparando para a guerra? Combate ao crime organizado versus conflito armado não internacional” é de autoria da procuradora de Justiça Militar Najla Nassif Palma.

A autora sintetiza seu artigo assim: “A ideia de que o Rio de Janeiro está mergulhado em uma verdadeira “guerra” contra o crime organizado é amplamente discutida e apoiada por um número cada vez maior de pessoas no Brasil. Não por acaso, tal discurso tem levado a uma proteção insuficiente da população civil, principalmente nas “favelas”, ao mesmo tempo em que permite que as forças de segurança realizem operações com relativa impunidade. Este artigo argumenta que, embora a violência urbana no Rio de Janeiro seja um problema sério, ela não atinge o patamar necessário para ser considerada um conflito armado não internacional”.

Clique aqui e leia a edição 923 da Revista Internacional da Cruz Vermelha.

Revista Internacional da Cruz Vermelha – Fundada em 1869, a IRRC é uma publicação da Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em parceria com a Universidade de Cambridge. Seu objetivo é promover a reflexão sobre o direito humanitário, políticas e ações em conflitos armados e outras situações de violência armada coletiva. Especializada em direito humanitário, busca promover o conhecimento, a análise crítica e o desenvolvimento do direito e contribuir para a prevenção de violações às normas que protegem os direitos e valores fundamentais.

A Revista oferece um fórum de discussão sobre a ação humanitária contemporânea, bem como a análise das causas e características dos conflitos, de modo a dar uma visão mais clara dos problemas humanitários que eles geram. A publicação informa ainda seus leitores sobre questões relativas ao Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e, em particular, sobre as atividades e políticas do CICV.


Compartilhe:
facebook whatsapp twitter telegram email imprimir