
O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, recebeu nesta sexta-feira (23) a visita do embaixador italiano no Brasil, Francesco Azzarello, acompanhado do conselheiro civil da Embaixada da Itália, Giuseppe Antonio Cassano e do adido da Guarda de Finanças, Francesco Fallica. No encontro, o procurador-geral e o embaixador avaliaram as possibilidades de futuras cooperações entre o MPM e instituições congêneres na Itália.

Por intermediação da embaixada italiana, é possível que os dois países estabeleçam convênios entre Ministérios Públicos e órgãos do Judiciário. A Embaixada ainda pode tornar mais fáceis os contatos do MPM com universidades italianas para o desenvolvimento de intercâmbio voltado para a pesquisa no âmbito do Direito Penal e disciplinas correlatas no ordenamento penal Militar.
Na oportunidade, o procurador-geral entregou a Ordem do Mérito do Ministério Público Militar no grau grã Cruz ao Embaixador Francesco Azarelloo. A Ordem do Mérito do MPM foi instituída pela Resolução nº 29, de março de 1999, do Conselho Superior. É destinada a agraciar personalidades e organizações civis e militares que tenham prestado notórios serviços à Instituição.

“O Brasil e a Itália são países amigos com agenda importante no âmbito comercial, cultural e histórico e somos muitos felizes pela performance diplomática do seu país que ampliou a cooperação. Hoje é um dia especial em que nossa instituição reconhece o trabalho do embaixador e sua importância para o futuro do entrosamento dos dois países no âmbito jurídico militar”, afirmou o procurador-geral Antônio Pereira Duarte.
O embaixador agradeceu a honraria e destacou o trabalho de aproximação entre Brasil e Itália que vem sendo feito há vários anos, inclusive com o lançamento, há menos de um mês, da Frente Parlamentar Brasil-Itália – a primeira com um país da União Europeia. Com o Ministério Público Militar, o relacionamento deve permanecer no âmbito do desenvolvimento de atividades acadêmicas ainda em 2023.
O conselheiro civil da Embaixada, Giuseppe Antonio Cassano também foi agraciado na solenidade ao receber o Medalhão do Centenário do MPM das mãos do presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar, Edmar Jorge de Almeida. O Medalhão é destinado a distinguir autoridades que tenham prestado notórios serviços ao Ministério Público Militar e contribuído para o aprimoramento da sua atuação
Estiveram também presentes o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Jaime Cassio Miranda, a secretária-geral de Pesquisa e Apoio à Investigação, procuradora de Justiça Militar Angela Montenegro Taveira, o chefe de gabinete para assuntos administrativos, promotor de Justiça Militar Jorge Augusto Caetano de Farias, o coronel do Exército Lincoln Duque Barbabela.






























