

Na quinta-feira (30), a procuradora de Justiça Militar Hevelize Jourdan Covas Pereira realizou inspeção carceraria no 1º Esquadrão de Cavalaria Leve (1º Esqd CL), em Valença, no estado do Rio de Janeiro. Acompanhada pelo comandante da unidade, capitão Aurélio Henrique dos Santos Brito, eles vistoriaram a cela individual e a cela coletiva que dispõe o Esquadrão. Não havia presos na oportunidade.
Após a inspeção, com a constatação da observância dos critérios indicados pela Lei de Execuções Penais, a procuradora visitou o Museu Militar Capitão Pitaluga.

O 1° Esquadrão de Cavalaria Leve (Esqd C L) foi a única tropa de Cavalaria do Exército Brasileiro a combater em solo italiano durante a Segunda Guerra Mundial. Quando retornaram para o Brasil, em 1945, os expedicionários do então 1° Esquadrão de Reconhecimento (Esqd Rec) trouxeram consigo memórias e espólios de guerra. Um material rico, carregado de história que compõe o Museu Militar Capitão Pitaluga.
Capitão Pitaluga – a homenagem refere-se ao segundo comandante do 1° Esqd Rec durante a Segunda Guerra Mundial, que assumiu o comando da unidade em dezembro de 1944, quando o Esquadrão estava estacionado, junto a toda Divisão de Infantaria Expedicionária Brasileira, em frente ao Monte Castelo.






























