

O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, participou na quarta-feira (27/7) da solenidade de despedida do ministro Luis Carlos Gomes Mattos da presidência do Superior Tribunal Militar (STM). O general Mattos despediu-se da Corte e do serviço ativo das Forças Armadas em virtude de sua aposentadoria, ao completar 75 anos. Foram 58 anos de dedicação ao Exército Brasileiro e ao País.
A cerimônia de despedida ocorreu no Plenário do STM, na presença de representantes do Ministério Público Militar (MPM), da Defensoria Pública da União (DPU), do Poder Executivo, da Marinha e do Exército. Também participaram da solenidade ministros do STM, juízes federais da Justiça Militar da União e servidores.
Em discurso proferido durante a solenidade, Antônio Duarte, ressaltou as qualidades do ministro Mattos, em especial sua elevada capacidade de interlocução com as demais instituições, com foco no aprimoramento e na valorização da Justiça Militar da União. De acordo com o procurador-geral, suas iniciativas contribuíram e ainda irão reverberar por muito tempo na consolidação do estado democrático de direito. “O Ministério Público Militar sente-se honrado em ter desenvolvido profícuo diálogo e celebrado parcerias tão relevantes para ambas instituições na gestão do ministro Mattos. Que esse elo criado seja cultivado pelas futuras administrações desta Corte”, declarou.

Ministros do STM prestaram homenagens ao colega que se despede. O ministro Marco Antônio de Farias, do Exército, citou trechos da canção “Eterno Herói”, também conhecida como “Canção do Paraquedista”, em seu pronunciamento. Farias falou, ainda, sobre a importância de se compreender o movimento da vida, como o início o término dos ciclos e ressaltou qualidades que marcaram a carreira do general Mattos, como sobriedade, moderação, prudência e coerência.
A ministra Elizabeth falou que o ministro Mattos, como paraquedista, daria o salto mais árduo da sua carreira ao deixar a função de militar da ativa. Lembrou, no entanto, que essa nova fase seria coroada de êxito. Após o seu discurso, a ministra entregou ao homenageado dois presentes: o livro “10 Anos de Atuação na Justiça Militar” – sobre o trabalho do ministro junto ao STM – e um retrato do magistrado registrado numa pintura a óleo.
“Em tudo que fiz na minha vida, coloquei o coração, um dos órgãos mais importantes do corpo, mas que devemos colocar em tudo que fazemos”, afirmou o ministro Mattos, em seu discurso, ressaltando que as palavras “gratidão” e “coração” têm um profundo significado para ele. Em seguida expressou a sua gratidão a Deus ao relembrar os principais momentos de sua vida pessoal e profissional.
“Neste momento final é quase impossível dizer tudo que penso, pois a emoção de deixar a farda é muito grande, mas sou muito feliz por ter cumprido minha missão da melhor maneira, sabendo que deixo pedaços do coração por onde passei, mas também levando a certeza de que guardo em meu peito pedaços de outros corações.”
Biografia – O general Mattos ingressou no Exército no ano de 1964, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. A vida de oficial teve início no 1º Regimento Escola de Infantaria (REI), onde foi promovido a segundo-tenente, em agosto de 1970. Transferiu-se logo depois para a Brigada de Infantaria Paraquedista, ainda na cidade do Rio de Janeiro, onde manteria um longo vínculo profissional. Desempenhou a função de adido militar na Embaixada do Brasil no Chile. A ascensão ao generalato, em 1999, trouxe novos desafios e como oficial general desempenhou as funções de comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada e da Brigada de Infantaria Paraquedista, foi 3ª Subchefe e Vice Chefe do Estado-Maior do Exército, Chefe do Departamento de Ciência e tecnologia e Comandante Militar da Amazônia. Em outubro de 2011, foi nomeado pela Presidente da República ministro do Superior Tribunal Militar, passando a ocupar uma das quatro vagas destinadas ao Exército Brasileiro. Em 17 de março de 2021, tomou posse como presidente do STM. (Com informações da Assessoria de Comunicação do STM)
Fotos: Assessoria de Comunicação do STM.






























