
O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, acompanhado do diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires, está em viagem institucional ao Rio de Janeiro para tratar de questões de interesse ao Ministério Público Militar.
Ontem (3), já na capital fluminense, ele esteve na sede Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro, onde manteve reuniões com membros e servidores discutindo temas diversos afetos àquela unidade do MPM. Na sequência, Antônio Duarte visitou o canteiro de obras da futura sede da PJM Rio de Janeiro, nas proximidades do aeroporto Santos Dumont.
O procurador-geral foi ainda ao Comando Aéreo Leste – antigo III COMAR, sendo recebido pelo subcomandante, coronel Filipe Fernandes Moreira . A comitiva do MPM era composta pela procuradora de Justiça Militar Maria de Lourdes Souza Gouveia, pelo promotor de Justiça Militar Mário André da Silva Porto, pelo diretor-geral, Alexander Pires e pela chefe do Setor de Engenharia da PJM Rio de Janeiro, Cláudia Carneiro Araújo. Entre os temas tratados no encontro, alternativas para a retomada da obra da futura sede da PJM Rio de Janeiro, paralisada em razão da indisponibilidade de recursos orçamentários para sua continuidade.

A agenda da viagem ao Rio de Janeiro teve também uma visita de cortesia ao procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, empossado no cargo em janeiro/2021. “É uma honra receber a visita do doutor Antônio, uma pessoa que conheço há bastante tempo, para que possamos estreitar nossa parceria de atuação conjunta, administrativa e institucionalmente, parceria essa que vem de longa data. Aproveitamos também o encontro para colocar o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) à disposição do Ministério Público Militar (MPM)”, afirmou Luciano Mattos.
Antônio Duarte destacou o relacionamento construído ao longo dos anos com o PGJ. “É muito honroso poder visitá-lo nesta condição, uma vez que fomos colegas de Associação e tivemos juntos vivências importantes e construtivas. Ser contemporâneo do doutor Luciano no Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), além de ter a sua liderança a serviço do fortalecimento institucional, realmente não tem preço. Somos coirmãos de lutas institucionais, em prol de um Ministério Público cada vez mais à altura das suas missões constitucionais e legais”, destacou o procurador-geral de Justiça Militar.
Hoje (4), o procurador-geral Antônio Duarte, a procuradora Maria de Lourdes Gouveia e o diretor-geral Alexander Pires estiveram no município de Itaguaí – RJ para visitar uma unidade do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), da Marinha do Brasil. O PROSUB, uma parceria estabelecida entre o Brasil e a França, tem como objetivo a produção de quatro submarinos convencionais e a fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. Contempla, além dos submarinos, a construção de um complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, que engloba os estaleiros, a nase Naval e a unidade de fabricação de estruturas metálicas.

Encerrando a pauta da visita ao Rio de Janeiro, o procurador-geral reuniu-se no final desta tarde (4) com os integrantes da Secretaria de Direitos Humanos, Direito Humanitário e Relações Internacionais do MPM, a promotora Najla Nassif Palma, secretária, e o promotor Otávio Bravo, secretário-adjunto, para tratar das iniciativas da Secretaria para o ano de 2021. (Com informações da Assessoria de Comunicação do MPRJ)






























