
O procurador de Justiça Militar José Luiz Pereira Gomes proferiu palestra sobre o tema “Assédio moral e assédio sexual nas Forças Armadas”,no 9º Distrito Naval (9º DN), em Manaus – AM, no dia 8 de agosto último. Na oportunidade, foi divulgada e serviu como material de exposição a Cartilha “Assédio na caserna: dizer não não é insubordinação”, produzida pela 1ª Procuradoria de Justiça Militar em São Paulo.
Em auditório lotado, sendo a maioria da plateia formada por sargentos e oficiais do gênero feminino, bem como oficiais com funções de comando de unidades militares, o tema gerou diversos questionamentos, principalmente de oficiais da assistência social e médica. Ao final da palestra, o procurador José Luiz Gomes assinalou a “importância de que todos, sem exceção, não se omitam diante de suposta prática de assédio sexual, seja tomando as medidas cabíveis de comunicação interna e colheita de provas, seja oferecendo amparo social e psicológico à vítima”.
Observou ainda que o Ministério Público Militar está à disposição das vítimas, em especial a Ouvidoria do Ministério Público Militar, para o recebimento de denúncias. Acesse aqui o link da Ouvidoria do MPM. No encerramento, o vice-almirante João Alberto de Araújo, comandante do 9º DN, acompanhado pela esposa, agradeceu a palestra, ressaltando o quão delicado e sensível é o tema assédio sexual nas Forças Armadas, em particular na Marinha do Brasil, salientando a disposição daquele Comando em prevenir e reprimir a sua prática.






























