
Durante a sessão de julgamento desta quinta-feira (11/12), o Superior Tribunal Militar (STM) prestou uma homenagem à subprocuradora-geral de Justiça Militar Maria Ester Henriques Tavares, que participou pela última vez das atividades daquela Corte representando o Ministério Público Militar (MPM). A subprocuradora-geral se aposentará em janeiro de 2025.
A homenagem foi conduzida pela presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, que destacou a relevância da carreira de Maria Ester e o legado deixado à Justiça Militar. Em seu discurso, a presidente afirmou que “Há momentos neste tribunal que transcendem a frieza dos autos e a técnica dos julgamentos. Hoje é um dia desses, um dia em que o protocolo cede espaço ao afeto e a formalidade se curva diante da gratidão. Estamos aqui para marcar não o fim, mas a celebração de um ciclo vitorioso”.
Maria Elizabeth relacionou diversas passagens da biografia de Maria Ester ressaltando que “em cada uma dessas circunstâncias vossa excelência não apenas passou, vossa excelência deixou sua marca”.
Em um trecho emocionado, a presidente do STM ressaltou a representatividade feminina na carreira da homenageada: “Nós sabemos que os espaços de poder historicamente não foram desenhados para nós. A sua presença aqui foi um norte. Em um ambiente majoritariamente masculino, sua voz firme, técnica e ponderada, sempre nos lembrou que a competência não tem gênero.”

Reconhecimento – Também o ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz proferiu palavras em homenagem à subprocuradora-geral Maria Ester, destacando sua trajetória exemplar, lembrando de sua dedicação e liderança ao longo de mais de três décadas no MPM.
“Desde o início da carreira, e por todas ela, a Dra. Maria Ester revelou extraordinária dedicação ao serviço público e vocação ao Ministério Público”, declarou.
O ministro ressaltou ainda a atuação marcante na chefia do Ministério Público Militar, entre 2004 e 2008, período em que conduziu a instituição com eficiência e promoveu avanços significativos: “Sua gestão foi profícua no âmbito institucional e avançada na gestão dos meios, logrando iniciar a construção do majestoso edifício da Procuradoria-Geral de Justiça Militar”.
Ao concluir, Péricles expressou sua admiração pessoal e profissional: “Deixará as melhores lembrança, as melhores práticas de Promotoria, as melhores ações de uma profissional exemplar inscritas ao longo de mais de três décadas de produtiva atividade”.
Ao fim das manifestações, a subprocuradora-geral Maria Ester Tavares solicitou a palavra para agradecer pela homenagem e pelo acolhimento recebido ao longo dos anos de todos, ministros de hoje, daqueles de ontem, e dos servidores. “Foi uma honra atuar neste Tribunal, tanto como procuradora-geral como agora, como subprocuradora-geral. Poder participar de alguma forma das decisões desse tribunal, defendendo os pareceres do Ministério Público, sempre foi algo gratificante.”
Leia aqui o discurso proferido pelo ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz.
























