Campanha Setembro Amarelo 2019

O Departamento de Atenção à Saúde – DAS, por intermédio do Programa Mente Aberta, com apoio da Administração Superior, lança anualmente a Campanha Setembro Amarelo no MPM, com objetivo de destacar a importância da Prevenção ao Suicídio.

Este ano a campanha consistirá em disseminar a informação dos locais para buscar ajuda em casos de risco de suicídio e em disponibilizar nas unidades de Brasília espaços para falar sobre a prevenção ao suicídio: as rodas de conversa.

Serão três rodas de conversa com os temas:

1. Setembro Amarelo e a expressão das emoções;

2. Setembro Amarelo, sociedade e família;

3. Setembro Amarelo e sono;

As rodas de conversas têm como objetivo propiciar um espaço para falar sobre as temáticas relacionadas à prevenção ao suicídio, com um número de pessoas que possibilitem partilhar dúvidas e soluções para situações do cotidiano, em um bate papo informal, acolhedor com um gostoso lanchinho.

Estarão também disponíveis conteúdos de sensibilização sobre o tema nas publicações da página Click Saúde.

Você sabe por que é tão importante falarmos deste assunto? Muitos motivos poderiam justificar tratarmos sobre o tema, alguns deles seriam:

  • “Segundo dados de 2012 da agência da ONU, mais de 800 mil indivíduos morrem por suicídio todos os anos no mundo, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. O suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo”, informa a OMS;

  • De acordo o Ministério da Saúde, “entre 2007 e 2016, foram registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) 106.374 óbitos por suicídio. Em 2016, a taxa chegou a 5,8 por 100 mil habitantes, com a notificação de 11.433 mortes por essa causa. Nos últimos onze anos, dos 470.913 registros de intoxicação exógena, 46,7% (220.045) foram devido à tentativa de suicídio. Em 2017, o número registrado foi cinco vezes maior do que 2007, saiu de 7.735 para 36.279 notificações”;

  • O suicídio é um fenômeno complexo, mutifacetado e de várias determinações que pode ser prevenido;

  • Nós acreditamos na prevenção e faremos nosso melhor para envolver o máximo de pessoas possível neste empreendimento, esperamos poder contar com você nesta jornada.

Registramos que o DAS, por meio da equipe da Seção Psicossocial, também se coloca à disposição para consolidar esforços na prevenção ao Suicídio. Se necessário, entre em contato pelos números 61-3255 7616 ou 3255 7613.

Saiba mais… 

Fonte: Ministério da Saúde e Nações Unidas Brasil