PJM São Luís realiza agenda institucional com as Forças Armadas no Maranhão

Entre os dias 23 e 26 de outubro, o procurador de Justiça Militar Alexandre Reis de Carvalho, recém-chegado à Procuradoria de Justiça Militar em São Luís, e o promotor de Justiça Militar Fabiano Mattos de Melo, responsável pela implantação da Procuradoria na cidade, realizaram agenda institucional com as Organizações Militares da região. Foram visitados o 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), a Capitania dos Portos do Maranhão e o Centro de Lançamento de Alcântara, todos sediados na capital maranhense.

Nas ocasiões, os membros do Ministério Público Militar foram recepcionados nas unidades militares por seus respectivos comandantes e corpos jurídicos, sendo realizado ainda um almoço no 24º BIS, ofertado pelo general de Brigada Marcus Vinícius Gomes Bonifácio, comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, de Macapá-AP, durante visita de inspeção ao 24º BIS. Em manifestações feitas durantes as visitas, os comandantes destacaram a atuação da Procuradoria de Justiça Militar no Maranhão, reforçando a percepção da missão especializada e resolutiva da instituição na tutela jurídica e coletiva da hierarquia e disciplina militar.

Ainda durante os encontros, foram realizadas conversas com relação ao controle externo da atividade policial, apresentadas às Organizações Militares com base em suas missões constitucionais e funcionamento. Também foram traçados objetivos comuns para intercâmbio de experiências entre as instituições, com foco na eficácia na prevenção de crimes militares e o fortalecimento dos processos de comunicação e imagem institucional do MPM.