PJM Campo Grande faz entrega de comendas da Ordem do Mérito MPM

A Procuradoria de Justiça Militar em Campo Grande realizou na noite do dia 21 de fevereiro a Solenidade de Outorga da Ordem do Mérito Ministério Público Militar (OMMPM).

Presidindo a cerimônia, o chanceler da OMMPM, o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, fez a entrega da comenda, no grau Distinção, aos servidores da PJM Campo Grande, Juliana Passafaro Mascarenhas Farias, Denise Menegaz e Vicente de Paulo Ribeiro. No grau Bons Serviços, foi agraciado o servidor Nelson Seiguem Shirado Junior.

Em continuidade, o corregedor-geral do MPM, Samuel Pereira, fez a entrega de medalhas, também no grau Distinção, aos servidores da PJM Campo Grande, Altivo Carneiro de Carvalho, representado pelo servidor Vicente de Paulo Ribeiro, e Mári Lúcia Antunes Fernandes, representada pela servidora Kátia de Sá Hernandes Borges.

Na oportunidade, o procurador-geral Antônio Duarte concedeu o Medalhão do Centenário do MPM a autoridades locais que com suas ações contribuíram para o aprimoramento da atuação institucional. Foram homenageados, o comandante do Comando Militar do Oeste, general do Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, representado pelo coronel Leandro César Pimentel Alves; comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Iunis Távora Said; comandante da Base Aérea de Campo Grande, brigadeiro do ar Eric Breviglieri; juiz federal de Justiça Militar Jorge Luiz de Oliveira da Silva; e, a secretária administrativa da PJM Campo Grande, Kátia de Sá Hernandes Borges.

Em seu pronunciamento, o vice-presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar, o procurador Alexandre José de Barros Leal Saraiva, manifestou a felicidade em retornar àquela PJM. “Agradeço poder estar aqui para homenageá-los pela excelência com que sempre executaram suas atribuições. Em vários momentos, por diversos impedimentos dos membros titulares, foram vocês que sustentaram e deram continuidade aos trabalhos desenvolvidos nesta Procuradoria. Sinto muito orgulho de ter feito e de fazer parte desta equipe, o que vive aqui foi tao forte que mesmo estando fora, distante, ainda me considero integrante desta família. Minha gratidão e meu respeito a todos da PJM Campo Grande”.

Na mesma linha, o procurador-geral Antônio Duarte declarou seu respeito e sua admiração aos condecorados com a OMMPM e com o Medalhão do Centenário. “Muito me honra estar aqui para trazer o reconhecimento do MPM não só a seu quadro de servidores, mas também às instituições parceiras, amigas de todas as horas, que nos ajudam a evoluir. Se hoje, aos 103 anos de existência, estamos de pé e prontos a fazer o bom enfrentamento em nome de nossa República, é porque temos ao lado instituições sólidas e essenciais para a manutenção do estado democrático de direito. O Medalhão do Centenário entregue a representantes das três Forças Armadas simboliza nossa percepção de que continuarão a se nortear pelos valores da República e pela guarda intransigente da carta constitucional, vetores que são do equilíbrio, da serenidade e do progresso”.

Antônio Duarte destacou ainda o êxito da decisão do Conselho Superior do MPM em descentralizar a entrega da OMMPM, antes realizada apenas pela PGJM. “As indicações das Procuradorias de Justiça Militar são valorizadas, permitindo aos agraciados receber a homenagem na casa de quem os indicou, sem a necessidade de terem de ir Brasília. Não temos mais uma festa única, temos várias celebrações do MPM durante todo ano e por todo o país, rendendo as justas homenagens e o indispensável reconhecimento aos que nos ajudaram a avançar diuturnamente”, ponderou.