MPM participa de solenidade de posse de promotores de Justiça no Rio de Janeiro

O procurador de Justiça Militar e ouvidor-geral do Ministério Público Militar, Ailton José da Silva, representando o procurador-geral Antônio Pereira Duarte, participou no dia 30 de outubro da solenidade de posse dos aprovados no XXXVI Concurso para Ingresso na Classe Inicial da Carreira. do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Na ocasião, foram empossados 25 promotores de Justiça substitutos.

A sessão foi presidida pelo procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, e contou com a presença do secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione; do presidente do Tribunal de Justiça (TJRJ), desembargador Henrique Figueira; do procurador-geral do Estado (PGE), Bruno Dubeux; do defensor público-geral do Estado (DPERJ), Rodrigo Pacheco; do corregedor-geral do MPRJ, procurador de Justiça Ricardo Martins; e do presidente da Associação do MPRJ (Amperj), procurador de Justiça Cláudio Viana. A cerimônia foi realizada no auditório do complexo-sede do MPRJ.

“Hoje é um dia festivo, de celebração, não só para este seleto grupo, aprovado em um concorrido concurso público de provas e títulos. Também é um dia de celebração para familiares e amigos, que certamente se viram afetados por uma luta diária e abnegada, de estudos e reflexões, que não se iniciou e exauriu em um sopro. Muito pelo contrário: todos sabemos das dificuldades de um concurso público dessa envergadura, o que exige forças para que cada um, tal uma fênix, reinicie esforços e esperanças, a cada insucesso que, por vezes, bate à nossa porta.  Estou profundamente honrado e feliz em recebê-los. Estejam certos que aqui encontrarão companheiros de luta que jamais desistirão de construir uma sociedade melhor, tanto para as gerações atuais como para as vindouras”, declarou Luciano Mattos.

Após as leituras do termo de compromisso, pelo empossando Douglas Miranda Mussi, e do termo de posse, pelo secretário-geral do MPRJ, promotor de Justiça Dimitrius Viveiros, foi confirmado o compromisso dos aprovados no concurso com a função de promotor de Justiça e o ingresso como membros da instituição. Em seguida, o PGJ declarou oficialmente a investidura ao cargo e convidou os novos promotores para a assinatura do termo de posse e recebimento da carteira funcional.

Também prestigiaram a solenidade os membros do Conselho Superior (CSMP), promotores e procuradores de Justiça do MPRJ, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do TJRJ, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Polícia Militar do Rio (PMERJ), além dos familiares e amigos dos empossados. (Com informações da Assessoria de Comunicação do MPRJ)