Inauguradas galerias da SDHRI e Ouvidoria do MPM

Realizada no dia 16 de abril, na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, a inauguração das galerias dos Ouvidores e dos Secretários de Direitos Humanos, Direito Humanitário e Relações Internacionais do Ministério Público Militar. A inciativa integra as ações do MPM de resgate e preservação da memória institucional, além de representar uma homenagem àqueles que coordenaram as duas unidades.

A Galeria da SDHRI foi descerrada pelo procurador-geral de Justiça Militar Clauro Roberto de Bortolli acompanhado pelo secretário, o procurador Antônio Carlos Gomes Facuri, pela secretária adjunta, a procuradora de Justiça Militar Helena Mercês Claret da Mota, e pela secretária anterior, a procuradora de Justiça Militar Najla Nassif Palma.

Descerraram a Galeria de Ouvidores, o procurador-geral Clauro Bortolli, a ouvidora do MPM, Najla Nassif Palma, o ouvidor substituto, o promotor de Justiça Militar Soel Arpini, e o ouvidor anterior, o procurador de Justiça Militar Ailton José da Silva.

Nos discursos proferidos durante a inauguração, os atuais secretário da SDHRI e ouvidora do MPM agradeceram a confiança que a administração e os colegas da Instituição depositaram neles para o desempenho das atribuições inerentes aos cargos. Destacaram ainda os benefícios advindos com a criação de uma estrutura na Procuradoria-Geral de Justiça Militar e a disponibilização de servidores para atuarem nas unidades. Najla Palma fez ainda um resgate histórico da criação e desenvolvimento da Ouvidoria do MPM, ressaltando suas funções e realizações.

Em seu pronunciamento, o procurador-geral Clauro Bortolli agradeceu aos homenageados pelo trabalho abnegado que desempenharam e desempenham em prol do MPM. “As paredes de uma Instituição devem refletir toda sua história e as homenagens devem ser feitas a tempo e hora. São homens e mulheres que fizeram além da normalidade, sem funções, comissões, vantagens pecuniárias, mas como aumento de atribuições, contribuíram para o engrandecimento da Instituição, para a construção dessa obra ainda em curso que é o Ministério Público Militar”, declarou.

A Galeria de Ouvidores do MPM é composta pela subprocuradora-geral de Justiça Militar aposentada Lúcia Beatriz de Mattos Cone; pela subprocuradora-geral de Justiça Militar e vice-procuradora-geral de Justiça Militar, Maria de Lourdes Souza Gouveia; pelo procurador de Justiça Militar Ailton José da Silva; e pela procuradora de Justiça Militar Najla Nassif Palma.

Integram a Galeria dos Secretários de Direitos Humanos, Direito Humanitário e Relações Internacionais do MPM, a procuradora de Justiça Militar Najla Nassif Palma e o procurador de Justiça Militar Antonio Carlos Gomes Facuri.

As galerias inauguradas estão localizadas na sala que SDHRI e Ouvidoria do MPM compartilham no 2º andar da PGJM.