Embaixador da Itália recebe Panóplia e Medalhão do Centenário do MPM

O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, entregou a Panóplia e o Medalhão do Centenário do Ministério Público Militar (MPM) ao embaixador da República Italiana no Brasil, Alessandro Cortese, em cerimônia realizada no gabinete da Procuradoria-Geral da Justiça Militar na segunda-feira (25). Estiveram presentes, além do conselheiro civil da Embaixada da Itália, Giuseppe Antônio Cassado, a esposa do procurador-geral, Monalisa Presotti Duarte, os chefes de gabinete para assuntos administrativos, Jorge Augusto Caetano de Farias, e para assuntos jurídicos, Cícero Robson Coimbra Neves, o diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires, o assessor de segurança institucional Linconln Duque Barbabella.

Durante a solenidade, o procurador-geral destacou as boas relações entre o MPM e a Itália, que classificou como berço de inspiração jurídica para o Brasil e reiterou o apreço e a admiração do MP Militar em relação à República Italiana. Ele esclareceu o significado do Medalhão e da Panóplia, criados a partir do primeiro centenário, em 2020, para destacar o serviço prestado ao país, bem como distinguir autoridades que tenham contribuído para o aprimoramento da instituição.

A saudação do PGJM relembrou a influência da cultura italiana no Brasil a partir da imigração de 7 milhões de italianos, ocorrida entre 1870 e 1930. “Toda a reverência que o brasileiro tem pela Itália não é por acaso. É por força desses vínculos que se construíram ao longo de uma história bastante longeva que nos legaram novelas, filmes e documentários que hoje refletem toda a proximidade que temos com a vossa pátria, que também é nossa”, disse.

Além de cumprimentar o embaixador pelo trabalho nas relações entre os dois países, Antônio Duarte agradeceu também pelo apoio da Embaixada no avanço nas tratativas para a realização de intercâmbio internacional com a Universidade Roma TRE e com a Procura-Generale italiana. “Nós queremos ampliar todo esse contexto de intercâmbio jurídico e institucional, na área de pesquisa, de eventos e na área de produção de obras jurídicas”, reafirmou.

Além do seminário, a ser realizado na primeira semana de abril, o PGJM adiantou que um segundo evento, com a vinda de acadêmicos e juristas italianos ao Brasil ocorrerá no segundo semestre de 2024.

O embaixador Alessandro Cortese agradeceu a homenagem que disse ser “um símbolo muito importante de amizade, simpatia e colaboração entre os dois países”, afirmou. “Como um imigrante recente, eu me senti em casa. O Brasil sofreu muitas influências. Porém acredito que o povo italiano e o brasileiro são mais próximos pela alegria e pela cultura. E para mim é muito importante podermos trocar experiências, pois a base jurídica é muito similar. Falamos a mesma língua” concluiu.

O embaixador também lembrou que 2024 é um ano especial, já que marca o 150º aniversário da imigração italiana. “Uma data que valorizamos muito”. Além disso, por ser o ano da presidência do Brasil no G-20, isto significa que 15 ministros italianos, a primeira-ministra e o presidente da República Italiana visitarão o Brasil. Fatos que não se registravam há muitos anos. A última visita de uma ministra do governo italiano ao Brasil ocorreu em 2020 e a última visita de um presidente da República italiano ao país ocorreu no ano 2000.

Medalhão – Criado em 1920, o Ministério Público Militar completou seu primeiro centenário em 2020. A Panóplia e o Medalhão do Centenário do MPM são destinados a distinguir autoridades e personalidades que tenham prestado notórios serviços ao Ministério Público Militar, e contribuído para o aprimoramento da sua atuação.