DAS – orientações sobre o coronavírus

O Departamento de Atenção à Saúde (DAS) reforça as recomendações para que o público do Ministério Público Militar evite sair às ruas. Circulem só quando necessário, para abastecer a despensa, por razões médicas ou de trabalho, pondera a equipe do DAS.

Em alguns países, onde a população não seguiu as instruções de isolamento quando do registro dos primeiros casos de contágio, foi necessária a adoção de medidas mais drásticas, como a quarentena, na tentativa de conter o número de infectados e de mortes, caso da Itália e da Espanha.

O MPM já adotou medidas preventivas, descritas na Portaria nº 49/PGJM, como o trabalho domiciliar para a grande maioria do quadro e em especial para aqueles que se enquadram em grupos mais vulneráveis aos efeitos do coronavírus: portadores de doenças pulmonares crônicas; gestantes; com filhos menores de um ano; maiores de 60 anos ou que coabitem com idosos com doenças crônicas.

Para os membros e servidores que, por exigências das atribuições, ainda é necessária a presença nas unidades do MPM, foi incrementada a frequência de limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas. Nas salas, a orientação é que permaneça apenas uma pessoa e que evitem contatos presenciais.

É importante que todos tenham a consciência de que as ações de distanciamento social como a paralisação das escolas, das academias, dos eventos culturais e o trabalho domiciliar objetivam evitar aglomerações e assim conter a proliferação do vírus.

É uma questão de responsabilidade social, faça a sua parte!

Caso ainda tenha dúvidas sobre o COVID-19, acesse o Informe produzido pelo DAS. Já para saber sobre o funcionamento do DAS, clique aqui.