Programa Mente Aberta – 3 anos

O Programa Mente Aberta, Programa de Atenção à Saúde Mental do MPM, está completando três anos de existência. Lançado em 5 de agosto de 2016, o Mente Aberta utiliza recursos da equipe de saúde do DAS/MPM e trabalha com ferramentas de pesquisa e intervenção em Saúde Mental, visando:

  • diagnóstico;
  • promoção e prevenção em saúde mental;
  • monitoramento do tratamento das doenças mentais causadas pelo trabalho ou a ele relacionadas, por ele agravadas ou com impactos sobre ele;
  • capacitação de Membros, gestores e servidores para a prevenção em saúde mental; e
  • gerenciamento dos riscos que podem levar ao sofrimento no trabalho e doença mental no MPM.

O Programa Mente Aberta representa um avanço por trazer para o cenário institucional um serviço sistematizado de atenção à Saúde Mental no Trabalho. A iniciativa reforça a imagem do MPM como instituição sensível ao enfrentamento do estigma que esta temática carrega e cuidadoso no combate ao aumento do número de adoecimentos relacionados à Saúde Mental.

Na trajetória do Programa, relacionamos abaixo algumas ações que julgamos importante destacar:

2016 – esforços concentrados na divulgação do Programa recém-lançado, no combate ao estigma associado à doença mental e na importância do acolhimento e da disseminação de informações. Ações de sensibilização foram desenvolvidas em unidades parceiras do Programa na PGJM. Em parceria com o DGP, a equipe do Programa também ministrou a palestra “Papel dos gestores na Promoção de Saúde Mental”, que teve como meta despertar os participantes para a responsabilidade e o comprometimento com a própria saúde e com a de suas equipes.

2017 – lançamento da página eletrônica do Mente Aberta no site do MPM. Participação no Encontro dos Secretários das PJM com o tema “Saúde no Trabalho e Programa Mente Aberta”. Em setembro, foi desenvolvida Campanha de prevenção ao Suicídio, por meio da construção de mural eletrônico com fotos dos colaboradores do MPM/Brasil. O tema estresse foi abordado nesse ano com as oficinas de meditação e publicações na página. E o aniversário de um ano do Programa foi celebrado com o “Cinecoaching com pipoca: Saúde Mental e Trabalho”.

2018 – sensibilização dos gestores para questões afetas à saúde mental com a  participação da equipe do Programa ministrando palestra no Encontro dos Secretários das PJM. O tema de prevenção ao suicídio também marcou o ano: curso para profissionais de saúde do DAS e outros servidores; palestra para Membros e servidores da PGJM e PJM Brasília e a divulgação de quatro vídeos com entrevistas com especialista. A iniciativa de combate ao Estresse que marcou este ano foi a campanha: “Desligue-se”, com palestra em parceria com a Gestão Ambiental do MPM, além da sensibilização por meio da distribuição de material institucional a todos os colaboradores.

2019 – ampliação da página do Programa na internet, agora dedicada à promoção da saúde do corpo e da mente e com nova denominação, “Click Saúde”. Com foco na atenção integral, as diversas áreas do DAS divulgam periodicamente publicações com temas relevantes em saúde geral e cada publicação conta com uma pequena dica de saúde mental por meio de áudios que motivam reflexões.

Desde 2016, também adotamos o Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (PROART) no Exame Periódico de Saúde (EPS) com objetivo de identificar e intervir precocemente no sofrimento patogênico no espaço laboral. Esse instrumento permite a construção de um cenário do MPM que pode servir como ponto de partida das ações de saúde mental na instituição, em uma tentativa de implementar serviços em consonância com a realidade apontada pelo colaborador.

Tentamos nos manter próximos de você ao longo desses três anos por meio das publicações da Página Mente Aberta, do PROART no EPS, das Campanhas, dos Eventos e de nossos atendimentos em Saúde Mental. Por tudo isso, registramos nossos agradecimentos à equipe da ASCOM, nossa parceira na gestão da página, às demais equipes parcerias, bem como à Administração Superior que impulsiona o sonho de investir em saúde mental, e que sempre nos apoiou em cada empreendimento, fortalecendo o desejo de que, em um futuro próximo, o cuidado em saúde mental será um valor fundamental nas instituições.

E a VOCÊ beneficiado por nosso trabalho, agradecemos pela confiança em participar ativamente das ações e até, em alguns casos, em partilhar conosco suas histórias. No percurso do cuidado é inevitável a troca de conhecimentos, o compartilhamento de afetos e a aquisição de experiência no fazer. É na certeza de quem também se beneficia com cada ação lançada que a equipe do Mente Aberta agradece a comunidade do MPM e inicia o quarto ano do Programa, o qual se fortalece a cada ciclo concluído.