31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco

No dia 31 de maio, comemoramos o Dia Mundial sem Tabaco. Diante disso, aproveitamos a oportunidade para lembrar a todos sobre a importância de construirmos ambientes mais saudáveis. A PGJM e a PJM Brasília são áreas livres da fumaça de cigarro. Cartazes indicam locais fora do prédio onde é permitido fumar.

Em 2016, foi lançada a meta para as comunidades da PGJM e PJM/Brasília de eliminar a fumaça do cigarro em recintos coletivos fechados. Desde então, todos os trabalhadores desses locais se empenharam nesse objetivo. Reforçando a importância dos espaços livres da fumaça do tabaco, enfatizamos como foi preciosa a colaboração de todos que viabilizaram este empreendimento.

A Lei Federal nº 12.546/2011, regulamentada pelo Decreto nº 8.262/2014, proibiu o fumo em recintos coletivos fechados, ou seja, em local público ou privado, acessível ao público em geral ou de uso coletivo, total ou parcialmente fechado em qualquer de seus lados por parede, divisória, teto, toldo ou telhado, de forma permanente ou provisória.

E se você é fumante, saiba que os benefícios para quem interrompe o uso do cigarro são imediatos.

Após parar de fumar, já nas primeiras horas, é possível notar que o nível de oxigênio se normaliza, os pulmões funcionam melhor, percebem-se cheiros e sabores com maior qualidade.

Ao término do primeiro mês, a respiração estará mais fácil e a circulação também melhora.

Com 1 ano de interrupção, o risco de morte por infarto se reduz à metade e, em 10 anos, o risco será semelhante ao das pessoas que nunca fumaram.

E se você não é fumante, pode respirar à vontade!

Caso você seja lotado em uma PJM nos estados e se interessou pela iniciativa, informamos que em Brasília houve assessoria da Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo no DF. Acesse o link do Instituto Nacional de Câncer com os contatos das coordenadorias nos estados, caso precise de orientação em seu local de lotação. O DAS também se coloca à disposição para esclarecimentos quanto à eliminação do uso do cigarro em recinto coletivo fechado.

Se desejar parar de fumar, procure o DAS.

Dica de saúde mental

 

Fonte: https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo/tratamento