1ª semana de novembro: Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal

Fonte: Bruce Mars – https://www.pexels.com/photo/photo-of-woman-looking-at-the-mirror-774866/

O câncer de boca acomete lábios, gengiva, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas) e assoalho de boca (embaixo da língua).
Os principais sinais de alerta são feridas nos lábios e na região bucal que não cicatrizam em até duas semanas. Manchas, placas vermelhas ou esbranquiçadas, além de sangramentos sem causa conhecida em qualquer região da boca são outros sinais que podem indicar presença da patologia.
O câncer bucal tem cura, principalmente se for descoberto no início. Consulte regularmente seu dentista e fique atento a qualquer lesão que não cicatrize em até 15 dias.

Em atenção à Lei 13.230/2015, que instituiu a 1ª semana de novembro como a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, desde o ano de 2016, o Ministério da Saúde tem realizado intensa campanha divulgação sobre a importância da prevenção do câncer bucal e destacado a importância da visita periódica ao dentista.

O Departamento de Atenção à Saúde disponibiliza material informativo sobre o câncer de boca e como realizar o autoexame que auxilia na prevenção. Adquira o seu exemplar na recepção do DAS durante a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal /2019 (1ª semana de novembro).