A Secretaria de Direitos Humanos Direito Humanitário e Relações Internacionais do Ministério Público Militar estreia seu Podcast na primeira semana de outubro de 2024, véspera das eleições municipais de 2024, com o tema Violência Política de Gênero.
Neste primeiro episódio a secretária de Direitos Humanos, Direito Humanitário e de Relações Internacionais do MPM, a procuradora de Justiça Militar Helena Mercês, entrevista a diretora da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), procuradora Regional da República da 1ª Região e procuradora eleitoral auxiliar, Raquel Branquinho, que coordena o grupo de trabalho de violência política de gênero da vice-procuradoria-geral eleitoral, portanto, especialista no tema.
Na entrevista, as duas representantes do Ministério Público da União falam sobre a desproporção entre tamanho do eleitorado feminino e a representatividade das mulheres na esfera pública e a relação desta realidade com os atos frequentes de violência política de gênero, analisando a origem da questão, reflexo das desigualdades estruturais entre homens e mulheres estabelecidas historicamente no país.
“Ouso dizer que nossa Democracia ainda tem uma disfunção muito grande no seio da sociedade, apesar de nossa Constituição Federal ser bastante avançada e em 1988 já ter constitucionalizado a igualdade entre homens e mulheres no primeiro inciso de seu artigo 5º, dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos”, avaliou a entrevistada. Ela acrescentou dados importantes durante a entrevista, lembrando que as mulheres são apenas 15% dos parlamentares no país.