Renato Brasileiro participa de debate sobre aspectos processuais do caso George Floyd

O promotor de Justiça Militar Renato Brasileiro participa hoje (18), às 10 horas, no canal oficial do Conselho Nacional do Ministério Público no YouTube., do debate que tem por objetivo analisar o julgamento do policial americano Derek Chauvin, envolvido no assassinato de George Floyd em Mineápolis (EUA); e comparar os sistemas de justiça, investigação e julgamento de crimes contra a vida, no Brasil e nos Estados Unidos.

Esse evento virtual é promovido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Escola Superior da Advocacia (ESA); e mediado pela conselheira e presidente da UCNMP, Fernanda Marinela.

A professora da Escola de Direito da Universidade de Syracuse (EUA) Shannon Gardner debaterá com Renato Brasileiro, e a coordenação pedagógica ficará a cargo do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO) Samuel Alvarenga.

As reflexões sobre o tema principal, entre outros pontos, giram em torno das investigações de crimes contra a vida praticados por militares dos dois países e a possibilidade de se utilizar provas produzidas por apuração policial e apresentá-las aos jurados do conselho de sentença, levando-se em consideração o novo Código de Processo Penal. (Com informações da Secretaria de Comunicação do CNMP)