Procurador-geral visita a 17ª Brigada de Infantaria de Selva

O procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, foi recebido nesta manhã (25) pelo general de Brigada Flávio Moreira Mathias, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Brigada Príncipe da Beira, em Porto Velho, Rondônia. O procurador-geral de Justiça do Estado de Rondônia, Ivanildo de Oliveira, também participou da visita.

No encontro, foi discutida a instalação da Procuradoria de Justiça Militar em Porto Velho. O procurador-geral Antônio Duarte explicou o projeto de expansão e redistribuição do MPM pelo país, com foco na presença institucional em áreas importantes para a Defesa Nacional, como as capitais próximas de fronteiras, onde as Forças Armadas atuam, subsidiariamente, na repressão aos delitos ambientais e transfronteiriços, por essa razão uma das primeiras unidades criadas foi a PJM rondonense.

O general Mathias saudou a iniciativa, destacando a contribuição e o suporte que o MPM dará à segurança pública no estado de Rondônia com a atuação das Forças Armadas nas ações relacionadas a ilícitos penais que ocorrem em área de fronteira, tráfico ilícito de entorpecentes, contrabando de armas, munições e mercadorias, biopirataria, entre outros.

Ainda durante a visita, o comandante fez um breve histórico da 17ª Bda Inf Sl, ressaltando sua área de atuação, que corresponde a quase 40% de toda a área do Comando Militar da Amazônia, compreendendo 3 estados da Federação e 2.700 quilômetros de fronteira com dois países.

Também integraram a comitiva do MPM na Brigada Príncipe da Beira: vice-procurador-geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortolli; conselheiro nacional do Ministério Público Jaime de Cassio Miranda; chefe de gabinete pata Assuntos Jurídicos, Cícero Robson Coimbra Neves; e o diretor-geral do MPM, Alexander Jorge Pires.