Procurador-geral é recebido pelo ministro das Relações Exteriores

Na tarde de ontem (19), o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, foi recebido pelo chanceler brasileiro, ministro de Estado das Relações Exteriores, embaixador Carlos Alberto Franco França. Estiveram também presentes na recepção no Itamaraty, a secretaria de Direitos Humanos, Direito Humanitário e Relações Internacionais, Najla Nassif Palma, e o secretário de Relações Institucionais, Antonio Carlos Coutinho.

No encontro, o procurador-geral Antônio Duarte levou ao conhecimento do ministro Carlos França a realização de congresso internacional, em 2022, a ser organizado e sediado pelo MPM, com a participação dos países lusófonos e o apoio da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Neste evento internacional, salientou Antônio Duarte, serão trazidos representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público das nações amigas, com o intuito de aprofundar e intercambiar experiências com temas de interesse comum e da justiça especializada, bem como ampliar a divulgação da capacitação promovida pela ESMPU.

O chanceler Carlos França prontamente enalteceu a iniciativa do MPM e colocou o MRE à disposição, para auxiliar e apoiar na concretização do evento.

Aproveitando a visita, a promotora de Justiça Militar Najla Nassif Palma apresentou uma síntese das principais competências e ações da SDHRI e da importância do papel do MPM na contribuição para o alinhamento do Brasil às principais requisições da ONU e demandas da comunidade internacional, em especial no preparo e no acompanhamento do desempenho das tropas brasileiras nas missões de paz no exterior.

Ao final do encontro, o ministro agradeceu a visita e manifestou interesse de estar presente no almoço que o MPM irá promover com os embaixadores dos países de língua portuguesa que estão acreditados no Brasil, com o fito de serem estabelecidas as diretrizes básicas que nortearão o congresso internacional.