Lançada a Edição 33 da Revista do MPM – Centenário do MPM

O Conselho Editorial do Ministério Público Militar fez, no início da noite de ontem (18), o lançamento da Edição 33 da Revista do MPM, novembro de 2020, com o tema “Centenário do MPM”. Em observância aos protocolos sanitários adotados em virtude da pandemia provocada pela covid-19, a solenidade foi realizada para um público restrito e transmitida pelo canal oficial do MPM no Youtube.

Estiveram presentes o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, também um dos articulistas desta edição; o coordenador do Conselho Editorial do MPM e promotor, Adriano Alves-Marreiros; o conselheiro editorial e promotor Luiz Felipe Carvalho; o subprocurador-geral Carlos Frederico de Oliveira, articulista; a subprocuradora-geral aposentada Marisa Terezinha Cauduro da Silva, representando o ministro Péricles Aurélio de Queiroz, articulista; o subprocurador-geral Giovanni Rattacaso; os conselheiros do CNMP Marcelo Weitzel, subprocurador-geral, e Silvio Amorim, articulista; o secretário-geral do CNMP e procurador, Jaime de Cassio Miranda; a coordenadora do CPADSI e promotora, Ângela Taveira, articulista; os promotores Jorge Augusto de Farias, chefe de gabinete, e Nelson Lacava; e o presidente da CONAMP, Manoel Victor Tavares.

Em manifestação feita durante a cerimônia, Antônio Duarte parabenizou o Conselho Editorial do MPM pela excelência da Edição nº 33 da Revista do MPM. Agradeceu também aos articulistas, destacando a qualidade dos textos publicados e a pluralidade de pensamento que caracterizam essa produção científica do Ministério Público Militar. O procurador-geral comentou ainda sobre a decisão quase natural do Conselho em dedicar tomo do periódico a um dos principais compromissos do Ministério Público brasileiro na atualidade, o enfrentamento à criminalidade, à corrupção, que alcança todas as esferas públicas do poder.

Ressaltando que essa edição da Revista do MPM é comemorativa aos 100 anos da Instituição, Antônio Duarte declarou que esses momentos cronológicos são também para reflexão critica: “O que temos sido? Como temos atuado? O que precismos melhorar? Olhar para o passado no sentido do aprimoramento para o futuro”. Na sequência, conclamou todos a continuarem contribuindo para a construção do Ministério Público Militar dos próximos 100 anos.

Coordenador do Conselho Editorial do MPM, o promotor Adriano Alves-Marreiros também fez agradecimentos aos autores, aos colegas do Conselho e as equipes envolvidas na produção da Revista. Na oportunidade, fez a leitura da orelha da publicação, que explica a escolha pelo art-nouveau na composição da capa. O estilo estava em moda no Brasil em 1920, ano de criação do Ministério Público Militar, e a data, 30 de outubro, foi determinante para opção pela obra Primavera, de Alphonse Mucha, um dos expoentes do art-noveau, que ilustra a capa da Revista do MPM nº 33.

Esta edição da Revista traz uma característica inédita: a publicação em dois tomos. No Tomo I, a temática foi dedicada ao combate à corrupção, e, no Tomo II, artigos na tradicional linha editorial da Revista do MPM.

O Conselho Editorial do MPM é composto pelos conselheiros Adriano Alves-Marreiros (coordenador), Maria da Graça Oliveira de Almeida e Luiz Felipe Carvalho Silva. A nova edição está disponível em formato eletrônico no site da Revista do MPM, https://revista.mpm.mp.br/.