GNCOC/CNPG realiza reunião na PGJM

A Procuradoria-Geral de Justiça Militar sedia nesta manhã (18) a abertura da Reunião do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas – GNCOC. A Mesa de Abertura do encontro foi composta pelo presidente do GNCOC, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Pará, Gilberto Valente Martins; o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte; a vice-presidente do GNCOC, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Kátia Rejane de Araújo Rodrigues; e o presidente da CONAMP, Manoel Vitor Sereni Murrieta e Tavares. O evento segue até amanhã na sede do Ministério Público Militar, em Brasília.

Nos pronunciamentos feitos no início das atividades, os componentes da mesa ressaltaram a relevância do esforço comum dos integrantes do MP que formam o GNCOC no combate às práticas ilícitas, às organizações criminosas; e, especialmente, à corrupção endêmica que assola o país, com o desvio de recursos públicos que deveriam ser utilizados em prol da sociedade.

Na sequência o promotor de Justiça do GAECO do MPSP, João Paulo Serra Dantas, proferiu a palestra “Operação Raio X – percurso e perspectivas de investigação sobre OS”. Nos dois dias de reunião, os integrantes do Grupo estarão divididos em grupos temáticos para discutir questões e ações na área de inteligência; combate à corrupção e a lavagem de dinheiro; e, combate às facções e a Lavagem de dinheiro.

GNCOC – O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas congrega o Ministério Público brasileiro e foi criado em fevereiro de 2002, por iniciativa do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), para combater o crime organizado. O GNCOC, formado pelos Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO’s), trabalha de maneira integrada com as polícias (civil, militar, federal e rodoviária federal), a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), as receitas estadual e federal, a Agência Nacional de Petróleo, entre outros órgãos.