CMMPM – Cinco anos contando a história do MPM

O Centro de Memória do MPM (CMMPM) completa, hoje (30) cinco anos de funcionamento. Num período em que o Brasil e o mundo enfrentam a pandemia do coronavírus, a visitação presencial ao CMMPM foi suspensa, com o objetivo de evitar aglomerações. Entretanto, as ações que envolvem a memória institucional não pararam.

O trabalho de publicações também prosseguiu neste período. O segundo volume do livro Histórias de Vida, que faz parte do Programa de História Oral do MPM, foi concluído e será lançado ainda no primeiro semestre. A obra é uma coletânea de entrevistas sobre a vida e atuação de membros do MPM.

E o planejamento e as pesquisas necessárias para as exposições no CMMPM seguem. A mostra alusiva ao Centenário do MPM está sendo organizada pela Seção de Memória Institucional. Textos foram elaborados, a respeito dos dez temas eleitos pela Comissão do Centenário, e encaminhados para revisão e preparação do material gráfico. A exposição está agendada para o segundo semestre deste ano.

A outra apresentação será sobre as turmas dos concursos para ingresso na carreira do MPM. As pesquisas estão sendo feitas, para elaboração dos textos e materiais que comporão a exposição. Vários membros, atendendo solicitação do procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, já disponibilizaram fotografias históricas das suas turmas, para enriquecer a exposição.

Atualmente, as instalações do CMMPM passam por reforma. O espaço do Foyer do Auditório Subprocuradora-Geral Adriana Lorandi, na sede do MPM, está sendo reformado, para revitalização do local e adequações de acessibilidade. Tudo para proporcionar maior conforto e interatividade quando o Memorial for reaberto ao público.

Para conhecer mais sobre o CMMPM, acesse https://memoria.mpm.mp.br. Lá é possível navegar pelas exposições, visitar o acervo e as publicações feitas pelo CMMPM, além de outros conteúdos disponíveis.