Abertura do Webinário do CPADSI

O Webinário do CPADSI foi aberto nesta tarde (30) pelo procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, e pela coordenadora-geral do CPADSI/MPM, a promotora de Justiça Militar Ângela Montenegro Taveira, moderadora do Webinário.

Antônio Duarte saudou os participantes e louvou a diversidade de instituições representadas na atividade e determinadas a combater a criminalidade e a corrupção. O procurador-geral também agradeceu à coordenadora do CPADSI e sua equipe pela organização do evento. “Bastante oportuno que o CPADSI promova esse Webinário no momento em que o MPM completa 100 anos de existência, revelando uma linha de atuação que a Instituição desenvolve atualmente, com foco no aprimoramento das ferramentas de apoio à investigação, de modo a dar respostas mais rápidas e efetivas à sociedade”.

Ângela Taveira, coordenadora do CPADSI, fez um breve histórico dos 13 anos do Centro de Apoio à Investigação do MPM e ressaltou a importância do compartilhamento de tecnologias e experiências para o desenvolvimento dos aplicativos que o Centro disponibiliza. “Os usuários conveniados transferem informações sobre a utilização das ferramentas essenciais para seu aprimoramento. As novas funcionalidades do Argus 20/20, que vamos apresentar nesse Webinário, são resultado desse intercâmbio”.

A promotora Ângela Taveira destacou a participação de um número considerável de oficias graduados das Forças Armadas, interessados na qualificação do trabalho executado pela Polícia Judiciária Militar. A profissionalização da PJM, acrescentou ela, é uma das bandeiras da atual administração do MPM, “cujos avanços trarão benefícios para todos os envolvidos, em especial a sociedade”.

Desenvolvida em ambiente virtual e transmitida pelo canal oficial do MPM no Youtube, o Webinário do CPADSI objetiva aprofundar o debate sobre planejamentos e metodologias de investigação para o enfrentamento aos crimes contra a administração militar, crimes licitatórios associados à corrupção e à lavagem de dinheiro, além da capacitação dos participantes para a persecução penal com base na Lei n° 9.613/1998 e suas modificações.

Participam do treinamento, membros e servidores do MPM, bem como expressivo número de integrantes de órgãos parceiros do Centro de Apoio à Investigação – CPADSI/MPM que utilizam a ferramenta ARGUS no cruzamento de dados bancários, órgãos de Controle, Ministérios Públicos Estaduais, Polícias Civis dos Estados e integrantes das Forças Armadas.

O Webinário abrangerá dois eixos temáticos: o primeiro, nos dias 30/11 e 1º/12, com painéis que abordam normativas e métodos de investigação dos crimes praticados contra a administração militar, com ênfase nos crimes licitatórios, corrupção, lavagem de dinheiro; e o segundo, nos dias 2 a 4/12, em que serão apresentadas as ferramentas de investigação inteligente, PAI e ARGUS.

Ainda neste primeiro dia do Webinário, foram proferidas duas palestras com auditores federais da CGU: Franklin Brasil falou sobre Tipologias de fraudes em licitações na modalidade pregão eletrônico e, Marcus Braga abordou o tema Técnicas de prospecção e detecção de fraudes licitatórias.

O Webinário do CPADSI se estende até sexta-feira (4), veja a Programação completa.