Solenidade marca encerramento da primeira turma do Mestrado em Direito da ESMPU/UCB

A primeira turma de Mestrado em Direito, realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), encerrou suas atividades na noite desta terça-feira (14/02). Dezenove membros do MPU receberam a declaração de conclusão de curso, tornando-se assim mestres em Direito.

A solenidade contou com a presença do diretor-geral da ESMPU, Carlos Henrique Martins Lima; do reitor da UCB, Gilberto Gonçalves Garcia; da coordenadora do Mestrado em Direito da UCB, Liziane Angelotti Meira; do desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal Diaulas Ribeiro; do procurador de Justiça do Distrito Federal e Territórios José Eduardo Sabo Paz; e do presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, José Robalinho.

Escolhido como orador da turma, o procurador de Justiça Militar e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Antônio Pereira Duarte, ressaltou que a formatura desses novos mestres é um momento histórico para a instituição, criada em 1998 justamente para fomentar o pensamento crítico. “A Escola, por meio de seus eventos, proporciona a oportunidade de podermos nos reciclar para uma atuação mais firme e categórica”.

Em sua fala, Antônio Duarte destacou também que os participantes do Mestrado saíram com a consciência de que não se deve ser apenas um mero cumpridor do trabalho burocrático. “Hoje, exige-se que um membro do Ministério Público tenha a capacidade de se incomodar e de ter uma visão plural; de buscar soluções e de induzir políticas públicas que possam resgatar a expectativa da sociedade. Tenho a certeza de que, após esses dois anos de curso, estaremos a serviço da República brasileira com muito mais consciência e sensibilidade”.

O diretor-geral da ESMPU, Carlos Henrique Martins Lima, parabenizou os formandos e disse que a experiência desta primeira turma já está trazendo resultados, uma vez que algumas das dissertações foram encaminhadas para serem publicadas pela editora da Escola. “É um momento institucional muito significante. Quando criamos esse projeto, a ideia era a de que pudéssemos fomentar uma visão crítica e uma reflexão sobre o Ministério Público. Essa primeira experiência foi muito boa e estamos caminhando para uma consolidação do programa de Mestrado, que já tem uma terceira turma”.

O reitor da UCB, Gilberto Gonçalves Garcia, complementou frisando que a parceria entre a ESMPU e a UCB veio em um momento muito importante para a educação brasileira, no qual a palavra de ordem é a flexibilização dos processos. “É muito importante para o desenvolvimento da própria sociedade brasileira que as pessoas se voltem a pesquisas que possam trazer contribuições e esclarecimentos para melhoria e desenvolvimento desse país. Este que é o propósito de todo ensino superior, sobretudo o stricto sensu”.

Para a coordenadora do programa do Mestrado em Direito, Liziane Angelotti Meira, cada profissional que participou do curso possui uma responsabilidade que precisa ser constantemente aprimorada para que possa prestar o melhor serviço para o cidadão. “Espero que os momentos de reflexão possibilitados durante o curso se imprimam na profissão e na vida de cada um dos novos mestres”. (Com informações da Assessoria de Comunicação da ESMPU)

Confira abaixo a lista com os nomes dos novos mestre do MPU:
Antônio Pereira Duarte – Procurador de Justiça Militar;
Carlos Eduardo de Azevedo Lima – Procurador do Trabalho;
Carlos Humberto Prola Júnior – Procurador da República;
Carmem Elisa Hessel – Procuradora Regional da República;
Carrel Ypiranga Benevides Gomes – Promotora de Justiça;
Cibele Benevides Guedes da Fonseca – Procuradora da República;
Cláudia Regina Lovato Franco – Procuradora do Trabalho;
Felipe da Silva Muller   – Procurador da República;
Ilan Fonseca de Souza – Procurador do Trabalho;
João Heliofar de Jesus Villar – Procurador Regional da República;
Jose Diniz de Moraes – Procurador do Trabalho;
Lia de Souza Siqueira – Promotora de Justiça;
Marcos Sérgio Castelo Branco Costa – Procurador do Trabalho;
Maurício Ferreira Brito – Procurador do Trabalho;
Nathan da Silva Neto – Promotor de Justiça Adjunto;
Paulo Sérgio Ferreira Filho – Procurador da República;
Renata Coelho Vieira – Procuradora do Trabalho;
Ricardo Perin Nardi – Procurador da República; e,
Thiago Lemos de Andrade – Procurador da República.