Servidor do MPM recebe medalha da Aeronáutica

Em solenidade ocorrida nesta manhã (23), na Base Aérea de Brasília, o servidor da PGJM Abel da Costa Vale Neto foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico no grau Cavaleiro.

A comenda é um reconhecimento da Aeronáutica à contribuição dada pelos integrantes do Plan-Assiste no desenvolvimento do sistema de gestão do plano de saúde daquela Força. O agraciado e outros servidores do Plan-Assiste do MPM já mantiveram diversos contatos com a equipe do Comando da Aeronáutica para detalhamento do modelo adotado pelo Plan-Assite/MPU e auxiliar na estruturação do projeto. Ao receber a medalha, Abel Neto ressaltou que o agraciado era o Plan-Assiste do MPM. “A homenagem é a todo o Plan-Assiste, eu sou apenas um representante da equipe”, declarou ele.

Receberam a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), 190 agraciados, entre civis e militares. A solenidade, presidida pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, faz parte das comemorações do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira. A OMA é a maior comenda concedida pela Força Aérea Brasileira em reconhecimento aos serviços prestados à FAB e ao país.

Dia do Aviador – O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, por ser uma data que o brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com um avião mais pesado do que o ar, o 14 Bis. O fato histórico ocorreu em Bagatelle, Paris, no dia 23 de outubro de 1906. Nessa data, Santos Dumont decolou com o seu 14 Bis diante de mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, que era uma instituição de reconhecimento internacional e autorizada a homologar qualquer descoberta aeronáutica marcante.