SDHDH no 3º Estágio de Operações de Paz para Mulheres

A secretária de Direitos Humanos e Direito Humanitário do Ministério Público Militar, a promotora Najla Nassif Palma, participou, na semana passada, dia 4 de outubro, do painel de encerramento do 3º Estágio de Operações de Paz para Mulheres, realizado pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) da Marinha do Brasil.

O 3º estágio ocorreu no período de 25 de setembro a 4 de outubro de 2019, no CIASC e teve por objeto a disseminação de conhecimento sobre operações de paz entre o público feminino militar da Marinha do Brasil, das demais Forças Singulares e Auxiliares e, também, entre as integrantes civis do meio acadêmico, bem como incentivar e prover a preparação básica para a participação feminina em missões de paz.

O treinamento foi focado nas instruções que abrangem o United Nations Core Pre-Deployment Training Material (UN CPTM), material básico de treinamento pré-desdobramento das Nações Unidas, cujo conhecimento é de caráter obrigatório para todo indivíduo que compuser uma missão de paz das Nações Unidas; instruções básicas sobre fundamentos de operações terrestres; palestras com notório saber e trabalho com a agenda “mulheres, paz e segurança”.

Desde a aprovação da Resolução nº 1325/2000 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), que trata da importância e da ampliação da participação feminina em operações de manutenção da paz, a Organização das Nações Unidas (ONU) vem adotando diversas medidas para encorajar seus países membros a ampliar a participação das mulheres. Recentemente, a Resolução nº 2242/2015 estabeleceu como meta um significativo incremento no número de mulheres em operações de paz até 2020. (Com informações da Comunicação Social da Marinha)