Reunião do Comitê de Gestão Estratégica do MPM

O Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público Militar esteve reunido nesta manhã (23) para a 1ª Reunião de Análise Estratégica (RAE) 2017 do Ministério Público Militar. Na oportunidade, foram aprovados o Relatório Anual de Desempenho do Plano Estratégico do Ministério Público Militar 2016 e o Plano Diretor de Desenvolvimento de Competências.

Abrindo a reunião, o procurador-geral Jaime de Cassio Miranda falou sobre a importância da Gestão Estratégica para que o MPM atinja os avanços institucionais almejados tanto na área fim como na área meio.

Alexandre Guimarães, gerente de projetos da Empresa Elogroup, que no MPM participou do trabalho de desdobramento da estratégia, fez uma explanação sobre as várias etapas do ciclo do planejamento e da gestão estratégica: diagnóstico, definição da aspiração institucional, estabelecimento de caminhos, identificação dos problemas prioritários, definição de metas, locação de recursos, mensuração de resultados e desempenho institucional, exigências legais, entre outras.

A assessora de Gestão Estratégica do MPM Lara Bautista fez a contextualização da Gestão Estratégica do MPM e apresentou o Relatório Anual de Desempenho do Plano Estratégico do Ministério Público Militar 2016 e de Priorização de Projetos.

O relatório apresenta informações circunstanciadas sobre os resultados do Plano Estratégi­co MPM 2016 – 2020, por meio do desempenho dos indicadores das ações realizadas, com vistas ao cumprimento da missão e ao atingimento da visão de futuro da Instituição. Os projetos priorizados pelo MPM são:
implementação da gestão por competências;
aperfeiçoamento da prestação judicial e extrajudicial;
ampliação da capacidade de apoio à investigação;
formulação da política para desenvolvimento da cultura de inteligência;
desdobramento da estratégia para processos;
implementação do sistema de gestão estratégica no MPM;
implantação do plano de logística sustentável;
desenvolvimento da estratégia de comunicação da área finalística;
implementação da gestão de custos e
agenda de fortalecimento das atribuições legais do MPM.

O Relatório Anual de Desempenho do Plano Estratégico do Ministério Público Militar 2016 e de Priorização de Projetos foi aprovado por unanimidade.
Também aprovado de forma unânime foi o Plano Diretor de Desenvolvimento de Competências, que tem por objetivo desenvolver competências dos servidores e membros do MPM, visando contribuir para o alcance dos objetos estratégicos.

De acordo com o Plano Diretor de Desenvolvimento de Competências, a meta para 2017 é de 25 horas de capacitação por pessoa. Para 2018, essa meta será ampliada para 30 horas.

Durante a RAE, foram analisados ainda os novos indicadores dos objetivos estratégicos. Em 2016, buscando o aprimoramento da gestão por resultados no MPM, foram construídos indicadores específicos para os objetivos estratégicos e também para os Resultados para a Sociedade. Foi deliberado que os indicadores relacionados à atividade finalística da Instituição serão encaminhados aos membros do MPM, para validação, e posteriormente homologados pelo Comitê de Gestão Estratégica.

As reuniões de monitoramento do Plano Estratégico, como a Reunião de Análise Estratégica (RAE), são fundamentais para o ciclo de gestão, pois proporcionam uma visão clara do andamento das ações e dos resultados da estratégia, com a finalidade de promover os devidos ajustes e adaptações, para o cumprimento das metas estabelecidas.

Participaram da RAE hoje: o procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda; o integrante da Câmara de Coordenação e Revisão do MPM, o subprocurador-geral de Justiça Militar Clauro Roberto de Bortolli; o subprocurador-geral de Justiça Militar Marcelo Weitzel Rabello de Souza; o procurador de Justiça Militar Alexandre José de Barros Leal Saraiva; a chefe de Gabinete da PGJM e promotora de Justiça Militar, Ana Carolina Scultori Teles Leiro; o diretor-geral da PGJM, Gilberto Barros Santos; a assessora-chefe da Assessoria de Gestão Estratégica, Lara Bautista de Melo; o diretor do Departamento de Documentação Jurídica, Henrique Augusto Neuwald; o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas, Eliomar Vieira das Neves; a diretora do Departamento de Tecnologia da Informação, Solange Aguiar Coelho e a assessora da AGE Denise Vieira Inserti Trindade.

Banco de Imagens