Procurador-geral é recebido pelo presidente da República

No dia de hoje (3), o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, recebeu em seu gabinete, no Palácio do Planalto, o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, acompanhado do diretor-geral, Alexander Jorge Pires, e do secretário de Relações Institucionais, Antônio Coutinho.

Estavam também presentes à reunião o ministro da Justiça e Segurança Pública, Andre Luiz de Almeida Mendonça, e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Antônio de Oliveira Francisco.

O encontro ocorreu dentro de um programa de visitas institucionais que o chefe do Parquet Militar vem realizando, com o intuito de aprimorar os laços entre os principais dignatários e integrantes da sociedade, na busca por difundir a relevância do papel social do Ministério Público Militar.

Na pauta dos assuntos tratados com o Comandante Supremo das Forças Armadas, o procurador-geral trouxe a notícia das celebrações do centenário do MPM, formalizando o convite para o chefe do Poder Executivo tomar parte nessas comemorações, que ocorrerão no final do ano.

Antônio Duarte pediu ainda o apoio do presidente Jair Bolsonaro para dois temas caros à instituição: o acolhimento à iniciativa de um grupo de trabalho, a ser coordenado pelo Ministério da Defesa, com a participação das Forças e do Parquet das Armas, para tratar da institucionalização e valorização da Polícia Judiciária Militar; e a obtenção de uma solução favorável para a consecução das obras de construção da nova sede da Procuradoria de Justiça Militar no Rio de Janeiro.

No desenvolvimento das conversações, houve alinhamento de preocupação com aspectos da defesa nacional na região Amazônica, em especial no estado de Roraima, em razão das vulnerabilidades daquela faixa de fronteira, tais como tráfico e migrações. Houve convergência acerca da necessidade de instalação de uma unidade do MPM na cidade de Boa Vista. Vale ressaltar que, atualmente, a Procuradoria de Justiça Militar em Manaus dispõe de quatro membros para atuarem numa área que compreende os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Uma única unidade do MPM para toda essa vasta e estratégica região do país.

Ao final do encontro, o presidente Jair Bolsonaro agradeceu a visita, tendo manifestado apreço pelo trabalho que vem sendo realizado pelo Ministério Público centenário e por seus membros, acolhendo positivamente os temas que lhe foram apresentados, com o compromisso de empenhar esforços para viabilizar esses pleitos.