PJM São Paulo recebe visita do corregedor nacional do MP

A Procuradoria de Justiça Militar em São Paulo, por meio de seus membros, a procuradora Maria Ester Henriques Tavares e os promotores Luís Antonio Grigoletto e Claudio Martins, recebeu ontem (5) a visita do corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, e dos membros auxiliares do MP César Henrique Kluge e Rinaldo Reis Lima.

Nas conversas durante o encontro, Orlando Rochadel ressaltou a importância do Ministério Público Militar para o Estado brasileiro e a amplitude de sua presença, pois atua em todo o País, apesar de não possuir Procuradorias em todas as capitais. “Em todas as regiões do país pelas quais passamos, damos uma atenção especial ao Ministério Público Militar (MPM), pela relevância que tem a instituição. O respeito que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) tem pelo MPM se traduz nessa visita”, declarou o corregedor nacional.

Rochadel aproveitou a oportunidade para apresentar o novo modelo que vem sendo implementado na Corregedoria Nacional, baseado nos pilares do respeito, da evolução humana, qualidade, unidade e de uma correição feita com serenidade e tranquilidade. “Temos viajado muito, e está claro que o Ministério Público quer esse estilo de correição”, afirmou.

Durante a reunião, o corregedor destacou ainda a atuação do MPM nas missões desenvolvidas pelas forças armadas, como as realizadas em comunidades do Rio de Janeiro e em países como o Haiti.
Para Rinaldo Reis, coordenador-geral da Corregedoria Nacional, a sociedade precisa ter a chance de conhecer melhor o trabalho feito pelo MPM. De acordo com ele, estar no CNMP proporciona a oportunidade única de se aprofundar em todos os ramos do Ministério Público brasileiro. “E queremos dizer que estamos à disposição do MPM”.

Já César Kluge, coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, destacou a importância da aproximação entre todos os ramos do Ministério Público, o que favorece a luta por uma sociedade mais justa. Segundo ele, o CNMP vê o MPM como um parceiro fundamental para o fortalecimento institucional.

Agradecendo pela visita em nome da Procuradoria, Maria Ester mostrou-se satisfeita com a visão do MPM apresentada pelos integrantes do CNMP. Após discorrer sobre os maiores desafios para a atuação do MPM, a procuradora afirmou concordar com o atual modelo de correição colocado em prática pelo Conselho. “Eu não esperava outra postura por parte de Rochadel, por isso fiquei tão feliz quando ele assumiu a função”, afirmou.

Os promotores de Justiça Militar Luís Grigoletto e Claudio Martins destacaram ainda a atuação resolutiva do Ministério Público.

A Corregedoria Nacional do MP está na capital paulista realizando correição no Fórum Criminal da Barra Funda. (Com informações da Assessoria de Comunicação do MPSP)