Palestra “Contabilidade de Custos no Comando da Aeronáutica”

O tenente-coronel intendente Giovanni Magliano Júnior apresentou hoje (13), na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, a palestra “Contabilidade de Custos no Comando da Aeronáutica”, dividida em três etapas:
a) contextualização;
b) custo COMAER;
c) Demonstrativo Gerencial de Custos.
O objetivo dessa palestra foi apresentar a experiência bem-sucedida da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), do Comando da Aeronáutica.
Após explanação geral sobre o tema, com ênfase na base legal, como a Lei Complementar 101/2000 (LRF), e os custos COMAER, o palestrante falou sobre o Demonstrativo Gerencial de Custos (DGC), com dados extraídos do sistema Tesouro Gerencial, da Secretaria do Tesouro Nacional. Trata-se de demonstrativo eletrônico atualizado diariamente que permite a visualização do custo total da Unidade Gestora (UG), o perfil das atividades desempenhadas pela UG e o percentual dos recursos aplicados na atividade-fim.
Os dados gerados por essa ferramenta, o DGC, permitem responder entre outras questões, como os recursos humanos estão distribuídos para as demandas das atividades desenvolvidas pela instituição; qual é o custo dos serviços públicos; e qual é o custo da contratação dos serviços médicos. Além disso, esse sistema tem como foco evidenciar os recursos consumidos (recursos humanos, recursos materiais, serviços), o que permite atingir o alvo principal: auxiliar o gestor na tomada de decisão.
Magliano explicou ainda que o DGC tem contribuído no auxílio às decisões, porque oferece “melhor emprego dos recursos, com real redução de burocracia na área de apoio” (grifos do autor). Tal ferramenta gera informação de custos de melhor qualidade, livre de distorções relevantes.
Outro fator mencionado pelo palestrante foi a importância da parceria com a Comunicação Social, pois é necessário evidenciar os trabalhos desenvolvidos para a sociedade e transmitir o conhecimento adquirido a todos os envolvidos no processo.
Assistiram à palestra o procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda; o subprocurador-geral Mário Sérgio Marques Soares; o diretor-geral Gilberto Barros Santos; os diretores, assessores-chefes e coordenadores da PGJM; e Lucilene de Lima Bastos, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
No encerramento Jaime de Cassio agradeceu a presença de todos, em especial a do palestrante, e falou da importância desse evento para o MPM, principalmente na atual circunstância, pois estamos vivenciando, em suas palavras, “uma revolução silenciosa”, após a implantação do atual Planejamento Estratégico, que, por sua vez, é desafiador e exige a saída do comodismo de se executar somente as tarefas costumeiras do órgão.