PAI – sistema do Cpadsi será padrão em rede de laboratórios

O sistema de Pedido de Apoio à Investigação (PAI), desenvolvido pelo Centro de Apoio à Investigação (Cpadsi) do MPM, foi escolhido para ser o sistema padrão de gestão de casos dos Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro/Ministério da Justiça. A decisão foi tomada pelos 28 laboratórios da RED-LAB – formada por praticamente todos os MP, pelas Polícias Estaduais, pela Receita Federal e pela Polícia Federal – em reunião ocorrida no último dia 14. Além do PAI, outros dois sistema do Cpadsi – o Argus e o Passaporte – serão disponibilizados aos laboratórios da RED-LAB.

Na reunião, o PAI foi indicado pelos coordenadores dos Laboratórios como o melhor sistema de gestão de laboratório dentre os desenvolvidos e apresentados na reunião pelos demais ramos do MP, polícias e empresas privadas de tecnologia.

Como consequência dessa escolha, o Ministério da Justiça irá ceder um analista de Sistemas e um estagiário para ajudarem nos procedimentos de disponibilização dessas ferramentas aos laboratórios. A Equipe de Tecnologia do CPADSI do MPDFT também comprometeu-se a auxiliar nesta etapa de implementação dos sistemas na RED-LAB.

No MPM, o Pedido de Apoio à Investigação (PAI) é a porta de entrada no Cpadsi. É um formulário eletrônico, de fácil preenchimento, no qual os membros têm acesso aos diversos serviços oferecidos pelo Centro. Ao preencher o PAI, o membro tem a oportunidade de descrever os fatos e apresentar as questões relacionadas à investigação, para que os peritos do Cpadsi desenvolvam a análise necessária e apresentem as soluções pertinentes.

Ressalte-se que o MPM já celebrou 15 Convênios de Cooperação Técnica para utilização do Argus por outras Instituições. O próximo será com o Ministério da Justiça, que deverá ser assinado em breve. Nesse acordo de cooperação técnica de intercâmbio tecnológico e metodológico, o MPM irá disponibilizar as ferramentas Argus , PAI e Passaporte e terá acesso a diversos outros sistemas investigativos utilizados e desenvolvidos pela RED-LAB.