Promotores participam do 4º Período do Curso de Ingresso e Vitaliciamento

Aberto na tarde de ontem (29), na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, o 4º Período do Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Promotores de Justiça Militar. Iniciando a programação, um dos coordenadores do CIV, o chefe de gabinete Alexandre Reis de Carvalho, detalhou todas as atividades que serão desenvolvidas nesses 16 dias de curso.

Na sequência, o procurador de Justiça do MP/MG Denilson Feitoza Pacheco proferiu a primeira palestra: Atuação ministerial, comprometimento, transformação e contentamento – atividades de inteligência e outros métodos. Além dos promotores aprovados no 11º Concurso Público para Promotores de Justiça Militar, encerrado no final de 2013, acompanharam a palestra membros do MPM e diretores e assessores da PGJM. A atividade também marcou o início das celebrações pelos 94 anos do Ministério Público Militar, comemorados hoje (30), que culminam com a solenidade de entrega de comendas da Ordem do Mérito Ministério Público Militar, a ser realizada na próxima terça-feira (4).

Ao anunciar o palestrante, o procurador-geral Marcelo Weitzel ressaltou a experiencia e a capacitação de Denilson Pacheco, especialmente nas áreas de segurança pública e atividades de inteligência. Ao longo de sua exposição, o palestrante apresentou meios, recursos que o Ministério Público pode e deve adotar para melhor cumprir as atribuições que lhe foram delegadas pela Constituição Federal. “ A sociedade espera mais do MP. Temos que abrir a visão para ir mais longe”, afirmou o procurador.

Segundo Denilson Pacheco, é necessário buscar outras formas de agir frente as complexidades da sociedade atual e os meios a serem utilizados para a modernização do MP seriam: o planejamento estratégico, a investigação criminal, a investigação civil, o processo legal, o processo civil, o policiamento ostensivo, as atividades de inteligência e a gestão do conhecimento.

Ainda no primeiro dia do CIV, os novos promotores do MPM participaram da dinâmica A arte da comunicação e a convivência no trabalho em equipe, conduzida por integrantes do Programa de Acompanhamento Funcional do MPM – PAF, Márcio de Moura Pereira e Rosângela de Barros Silva, ambos do Departamento de Assistência à Saúde.

Encerrando a prorrogação do dia 29, o procurador-geral de Justiça Militar, Marcelo Weitzel, recebeu os promotores para tratar de questões sobre: Atualidades do MPM: independência funcional e unidade institucional.

Hoje (30) e amanhã (31), os participantes do 4º Período do CIV estarão na Escola Superior do Ministério Público Militar – ESMPU, onde será ministrado um media training pela Oficina da Palavra.