NCC/CPADSI entrega primeiro relatório de análise jurídica

O Núcleo de Combate à Corrupção/CPADSI fez na última sexta-feira (5) a entrega do primeiro relatório de análise jurídica produzido pela unidade. A demanda fora solicitada pela 1ª Procuradoria de Justiça Militar em Brasília.

Na oportunidade, a procuradora Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz destacou a relevante contribuição do NCC/CPADSI para o desenvolvimento da investigação. “Com o trabalho feito pelo NCC poderemos oferecer a denúncia com maior rapidez e segurança. São muitos os envolvidos, com práticas recorrentes em diversos processos licitatórios. Sem o auxílio do Núcleo, teríamos muitas dificuldades com o cruzamento de dados e a identificação de todos os envolvidos”, comentou Cláudia Márcia.

Esse relatório inicial gerado pelo NCC trata de questões que envolvem fraudes em licitações com prejuízo à administração pública. As investigações revelaram parentesco entre pregoeiro e proprietários de empresa vencedora de licitação, pregões direcionados, entre outras irregularidades. Para chegar a essas conclusões, foram utilizados alguns dos bancos de dados disponibilizados ao NCC, como o SIAFI e o SIASG, bem como realizadas quebras de sigilo fiscal e bancário de envolvidos.

Um dos fundamentos do NCC é justamente a atuação, de forma integrada com membros do MPM, em processos ou investigações relacionadas a atos de corrupção no âmbito das organizações militares.