MPM participa de reunião regional do Painel de Alto Nivel da ONU

O Ministério Público Militar, representado pela promotora de Justiça Militar Najla Nassif Palma, participou da reunião regional de consultas do Painel de Alto Nível sobre as Operações de Paz da ONU, em Salvador-BA. Realizado no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), nos dias 30 e 31 de março, o evento contou com a participação de representantes de países latino-americanos e caribenhos, organizações regionais e da sociedade civil.

Em outubro de 2014, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, incumbiu o Painel Independente de Alto Nível, presidido pelo ex-presidente do Timor Leste José Ramos-Horta, de elaborar relatório com recomendações sobre as operações de manutenção da paz e missões políticas especiais das Nações Unidas.

Nesse encontro regional, os países latino-americanos expressaram suas perspectivas, preocupações e sugestões em relação às operações de manutenção da paz e às missões políticas especiais da ONU. Também ocorreram diálogos entre o Painel e os representantes de governos, organismos regionais, universidades e “think tanks“. Outro aspecto relevante dessa regional foi a troca de experiências entre os contribuintes de tropas e de policiais das operações de manutenção da paz da ONU.

Em Salvador, foi encerrado o ciclo de trabalho de consultas regionais. O Painel já percorreu todos os demais continentes, com encontros em Genebra, Bangladesh, Nova Iorque e Adis Abeba. Os temas a serem debatidos no Painel de Operações de Paz da ONU destacam a ênfase à proteção dos civis; questões de gênero (proteção às mulheres e crianças, principais vítimas dos conflitos); parcerias com as organizações regionais; melhoria do desempenho profissional das tropas que são enviadas aos países; necessidade de novas tecnologias em apoio às missões de paz; reconstrução dos países afetados pelos conflitos e atualização dos riscos, ameaças e desafios à paz mundial.