MPM participa de evento sobre os 10 anos da MINUSTAH

A Marinha do Brasil está promovendo, hoje (30), na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro, o Seminário “A MINUSTAH e o Brasil – 10 anos pela paz no Haiti”. A promotora de Justiça Militar Najla Nassif Palma representa o Ministério Público Militar no evento, alusivo aos 10 anos de presença do Brasil no Haiti e ao Dia Internacional das Forças de Manutenção da Paz da ONU, comemorado ontem (29).

Especialistas militares das Nações Unidas e do meio acadêmico estão avaliando e debatendo os desafios enfrentados pela MINUSTAH e pelo Brasil desde 2004 e as perspectivas das Operações de Paz brasileiras no futuro, após a experiência no Haiti. O MPM participa regularmente da formação dos militares brasileiros que integram as missões de paz das Nações Unidas, proferindo palestras no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).

MINUSTAH – Criada no dia 30 de abril de 2004 e instituída no dia 1º de junho do mesmo ano, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) tem por objetivo estabilizar o país, restabelecendo a ordem institucional e econômica, além de pacificar e desarmar grupos guerrilheiros e rebeldes.