MPM integra comitiva em visita à AFA e à EMBRAER

O procurador-geral Jaime de Cassio Miranda e os subprocuradores-gerais Carlos Frederico de Oliveira Pereira e Edmar Jorge de Almeida participaram ontem (9) da Visita Institucional à Academia da Força Aérea (AFA) e à Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), nas cidades de Pirassununga e Gavião Peixoto, ambas em São Paulo-SP.

Os integrantes da comitiva visitaram as instalações das duas instituições e puderam acompanhar o trabalho desenvolvido pelo Comando da Aeronáutica na formação dos futuros oficiais da FAB e o processo de produção do KC-390, aeronave de transporte militar desenvolvida através de uma parceria FAB/EMBRAER.

A Academia da Força Aérea (AFA) é um estabelecimento de ensino e integra o sistema de formação e aperfeiçoamento de pessoal do Comando da Aeronáutica (COMAER). Tem como finalidade a formação de oficiais da ativa para os quadros de aviadores, intendentes e de infantaria da FAB. O ingresso na AFA ocorre mediante a aprovação em concursos públicos anuais de admissão, de âmbito nacional. Atualmente, a Academia forma cadetes dos seguintes cursos: Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv); Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOInt); e, Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF). Além disso, todos os cadetes da Academia, ao final do curso, recebem o título de bacharéis em Administração, com ênfase em Administração Pública.

A EMBRAER é uma companhia de capital misto e controle estatal. Com mais que 40 anos de existência, a empresa atua em todas as etapas do processo de produção e venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial e executiva, além de oferecer soluções integradas para defesa e segurança.

Já produziu mais de 5 mil aviões, tornando-se a líder no mercado de jatos comerciais com até 130 assentos. Atualmente, é responsável pelo projeto de revitalização das aeronaves AMX e F5-BR e construção das aeronaves A-29 e KC-390.

O KC-390, em produção na unidade fabril de aeronaves militares da EMBRAER, em Gavião Peixoto-SP, visitada pela comitiva, será a aeronave de transporte da Força Aérea Brasileira, substituindo o Hércules C-130. O novo avião cargueiro da FAB encontra-se em ensaios de voo de desenvolvimento e certificação. As primeiras unidades deverão ser entregues em 2018. com 35,20 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de cargas, o KC-390 é o maior avião já desenvolvido no Brasil. (Com informações do COMAER)