MPM denuncia militar preso em Sevilha por tráfico de drogas

O Ministério Público Militar, por meio da Procuradoria de Justiça Militar em Brasília (DF), apresentou denúncia contra o 2º sargento do Quadro de Taifeiros da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, que foi preso em Sevilha, na Espanha, no dia 24 de junho de 2019, por transporte de substância entorpecente conhecida como cocaína, conduta essa tipificada como tráfico internacional de drogas.

A denúncia foi recebida pelo juiz federal da Justiça Militar Frederico Magno de Melo Veras, titular da 2ª Auditoria da 11ª Circunscrição Judiciária Militar (11ª CJM), em Brasília, que determinou a inquirição das testemunhas arroladas para o dia 21 de maio de 2020, às 14 horas. (Com informações da Agência de Notícias do STM)

O denunciado, na data mencionada, transportou e exportou o montante aproximado de 37 kg de cocaína, em aeronave sujeita à administração militar, que fez o trajeto Brasília/Sevilha. Ele se valeu da condição de militar em missão oficial, para tentar, consciente dos riscos que corria, entregar o material ilícito no destino combinado.

Para isso usou de artifícios fora dos padrões que despertaram suspeitas, como se apresentar para o embarque na aeronave antes mesmo da tripulação; embarcar como passageiro, sem pesar sua bagagem; posicionar sua bagagem junto à última poltrona, perto do armário; permanecer todo o voo na guarda do referido material.

O MPM, em sua denúncia, requereu a citação do denunciado, para que seja processado e julgado pelo Conselho Permanente de Justiça para a Aeronáutica, até final condenação, como incurso na pena do crime previsto no art. 33, caput, c/c art. 40, incisos I e II, da Lei 11.343/2006, na forma do art. 9º, inciso II, alínea “e”, do CPM.