Lançamento das ferramentas Plutão e EXPERT

O procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos, o coordenador do Centro de Apoio à Investigação (CPADSI), o promotor Luiz Felipe Carvalho Silva, e o promotor de Justiça do MPMS Antonio André David Medeiros fizeram ontem (10) o lançamento do Plutão e do EXPERT, ferramentas de auxílio nas investigações.

O Plutão consiste numa plataforma para pesquisas integradas em diversas bases de dados, o que agiliza a pesquisa e o encaminhamento das investigações. Já estão disponíveis para consulta dados da Receita Federal, SISOBI (óbitos), RAIS/CAGED E TSE. O EXPERT, resultado da cooperação técnica entre MPM e MPMS, é um portal que subsidia a elaboração de documento com quesitos para apoio às investigações sobre regularidade da aplicação de recursos públicos e a implementação de objetos contratados. Através do EXPERT, os membros poderão formular questionamentos objetivos, especificando detalhadamente o conteúdo de requisições voltadas às Organizações Militares.

Nos depoimentos feitos durante a solenidade de disponibilização das plataformas na Intranet do MPM, ambos procuradores-gerais ressaltaram a relevância da atuação conjunta e da troca de conhecimento, experiências e ferramentas entre os ramos do Ministério Público.

O lançamento dos aplicativos contou com a presença dos membros do MPM que participam do curso “Combate à corrupção em licitações: técnicas de detecção de fraudes”, realizado pelo CPADSI e ministrado pelo auditor federal da CGU Franklin Brasil Santos. Também participaram da solenidade subprocuradores-gerais de Justiça Milita, as equipes do CPADSI e do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), envolvidas nos projetos, e o promotor de Justiça do Estado de Santa Catarina, João Carlos Teixeira Joaquim, coordenador do Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT) e do Laboratório de Tecnologia no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) do MPSC.