Inauguração da sede da PJM Recife

Realizada no final da tarde de ontem (3), a inauguração da sede da Procuradoria de Justiça Militar no Recife. A representação do MPM na 7ª Circunscrição Judiciária Militar está localizada na rua Medeiros e Albuquerque, nº 117, bairro Graças, na capital pernambucana.

A nova sede da PJM Recife tem uma área total de aproximadamente 770 m2. A construção, em dois pavimentos, concilia premissas de funcionalidade, acessibilidade e estética, a partir de um projeto arquitetônico moderno. O andar térreo é formado pela recepção, controle processual, secretaria, administração, informática, sala técnica e copa. Já o andar superior, contempla espaços destinados aos membros, assessorias, arquivo, biblioteca, auditório. Em ambos os andares há banheiros masculinos e femininos adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais. O estacionamento, parcialmente coberto, possui um total de onze vagas.

Nos discursos proferidos durante a solenidade ficou evidente o sentimento de vitória com a inauguração. Como ressaltado pelo subprocurador-geral e presidente da ANMPM, Giovanni Rattacaso, pelo procurador de Justiça Militar Ricardo de Brito Albuquerque Pontes Freitas e pelo procurador-geral Marcelo Weitzel, há pouco mais de 20 anos a PJM Recife resumia-se a uma pequena sala, na Auditoria da 7ª CJM. No início não havia sequer servidores, apenas os membros.

Também foi destacado o tumultuado processo para efetivação da sede da PJM Recife. Foram mais de seis anos de trabalho, desde a aquisição do terreno, ainda na gestão da procuradora-geral Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz. Nesse período, três empresas estiveram envolvidas nas obras.

Vários agradecimentos foram feitos a todos que participaram dessa longa empreitada, membros e servidores, da PJM Recife e da PGJM, que se empenharam para a materialização desse antigo anseio institucional. Em especial, às equipes do Departamento de Engenharia e Arquitetura e do Departamento de Administração e ao secretário da PJM Recife, Joaquim Jozieudo de Araújo.

Prestigiaram a solenidade: o procurador e chefe de Gabinete da PGJM, Samuel Pereira; a procuradora Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz; o promotor e diretor-geral do MPM, Jaime de Cassio Miranda; o procurador-geral de Justiça do Estado de Pernambucano, Carlos Augusto Arruda Guerra de Holanda; o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, Antônio Edílio Magalhães Teixeira; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, José Laízio Pinto; o comandante da 7ª Região Militar, general Marcio Roland Heise; entre outras autoridades civis e militares.

Banco de Imagens
Fotos: Ascom do MPT/PE