Homenagem à subprocuradora-geral Anete Vasconcelos de Borborema

A Procuradoria-Geral de Justiça Militar sediou nesta manhã (26) cerimônia em homenagem à subprocuradora-geral de Justiça Militar Anete Vasconcelos de Borborema, que se aposenta no início do próximo mês.

O procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, agradeceu à subprocuradora-geral Anete Borborema pelos mais de 31 anos dedicados ao MPM, a maior parte deles na Procuradoria de Justiça Militar em Belém, onde esteve lotada antes da promoção a subprocuradora-geral de Justiça Militar. Jaime de Cassio também ressaltou a maneira tranquila, porém firme, com a qual sempre atuou na Justiça Militar da União.

Na oportunidade, o procurador-geral entregou o Prêmio Bulcão Viana à subprocuradora-geral Anete Borborema, a premiação é concedida aos membros do MPM que conquistam a primeira colocação no concurso público para o ingresso na carreira. Anete Borborema obteve o primeiro lugar no V Concurso Público para Promotor de Justiça Militar, realizado entre 1987 e 1988. Após encerrar seu pronunciamento, o procurador-geral presenteou a subprocuradora-geral com uma placa de agradecimento do Ministério Público Militar.

Durante a cerimônia, Anete Borborema recebeu das mãos do vice-procurador-geral, Roberto Coutinho, uma mídia contendo todas as suas manifestações como subprocuradora-geral de Justiça Militar.

A Associação Nacional do Ministério Público Militar também prestou reverência à subprocuradora-geral. O presidente da ANMPM, o procurador Antônio Pereira Duarte, entregou uma placa em homenagem à Anete Borborema.

Emocionada, a subprocuradora-geral fez um discurso de agradecimento a todos com os quais conviveu na sua jornada no MPM. Clique aqui e leia o discurso de Anete Vasconcelos de Borborema.

A cerimônia foi prestigiada por todos os subprocuradores-gerais de Justiça Militar, além de membros e servidores do MPM. O irmão da homenageada, o economista Maurício Barreira Vasconcelos, e um dos filhos de Anete Borborema, o procurador-federal da Advocacia-Geral da União Ruy Telles de Borborema Neto, também compareceram ao evento.

STM – A subprocuradora-geral de Justiça Militar Anete Vasconcelos de Borborema foi homenageada ainda durante a Sessão de Julgamento do Superior Tribunal Militar realizada ontem (25). O presidente daquela corte, o almirante de Esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos, e o ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz proferiram discursos nos quais agradeceram à subprocuradora-geral por sua atuação na Justiça Militar da União.

Carreira no MPM – Anete Vasconcelos de Borborema entrou em exercício no MPM em 16 de maio de 1988, para exercer o cargo de procuradora Militar de 2ª categoria (cargo que atualmente corresponde ao de promotora de Justiça Militar), tendo em vista a aprovação no V CPJM. Em 9 de janeiro de 1995, foi promovida, por merecimento, ao cargo de procuradora de Justiça Militar. Até então, sempre havia atuado na PJM Belém. A promoção a subprocuradora-geral de Justiça Militar e consequente transferência para a PGJM, em Brasília, ocorreu em 1º de outubro de 2011, por antiguidade. Na PGJM, entre 2015 e 2019, compôs a Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Militar.

Banco de Imagens