Firmado acordo de cooperação em TI com o MPRJ

Nos mesmos moldes dos acordos firmados, recentemente, com o MPSP, MPCE e MPGO, o Ministério Público Militar e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro celebraram Acordo de Cooperação Técnica e Assistência Mútua para compartilhamento de informações, conhecimentos, metodologias e experiências em tecnologia da informação. O documento foi assinado ontem (12) pelo procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, e pelo procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, José Eduardo Ciotola Gussem , durante visita do MPM ao MP do Rio de Janeiro.

O acordo será gerido pelo Centro de Apoio à Investigação – CPADSI, que disponibilizará acesso ao sistema de inteligência financeira Argus, à plataforma Plutão e ao PAI, sistema de gestão e acompanhamento de pedidos efetuados ao Centro. O MPRJ também cederá as ferramentas por eles desenvolvidas para o combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e a outros crimes relacionados.

O intercâmbio de ferramentas e tecnologias está previsto na ação 07 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). Instituída pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em 2003, a Enccla é formada por 79 órgãos dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil, que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

A assinatura do Termo de Cooperação foi acompanhada pela procuradora de Justiça Militar Maria de Lourdes Souza Gouveia Sanson e pela chefe de Gabinete da PGJM, Ana Carolina Scultori Teles.

Foto: Coordenadoria de Comunicação Social do MPRJ