Educadora angolana visita a PGJM

O Procurador-Geral Jaime de Cássio Miranda recebeu, nesta manhã (23), a visita da Professora Amélia Cazalma, Doutora em Pedagogia, que desenvolve projeto de inclusão social em Angola.

A Casa do Caminho, dirigida pela referida educadora, abriga hospital-maternidade, oficinas profissionalizantes na área de panificação, carpintaria, marcenaria e serigrafia, além de escola que ministra cursos para quase duas mil crianças. O procurador-geral, em sua recente passagem por Angola, conheceu de perto o projeto desenvolvido pela Doutora Amélia e ficou impressionado com a dimensão do trabalho desenvolvido em Luanda. Amélia Cazalma também esteve em Juiz de Fora/MG, onde ministrou palestra na Subseção da OAB daquele município, tratando de temas afetos à pedagogia e à consciência humana. Ela fará palestra hoje à tarde na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, abordando o tema da educação como fator de transformação a pedagogia do amor.

O procurador-geral agradeceu a visita da educadora, que estava acompanhada pelo marido, o escritor Trajanno Nankhova Trajanno. “O MPM, que já possui intercâmbio jurídico-institucional com os órgãos do judiciário e do ministério público militar de Angola há mais de 20 anos, se sente honrado com a presença de uma grande personalidade da República Democrática de Angola, cujo trabalho tem contribuído para incluir tantas crianças e jovens angolanos na rota da educação, permitindo-lhes ter esperança num futuro mais ditoso”, declarou Jaime de Cassio.

O procurador de Justiça Militar e presidente da ANMPM, Antonio Pereira Duarte, também acompanhou a visita. Duarte aproveitou para expressar que o MP brasileiro tem muita preocupação com o tema da educação, sendo missão institucional também zelar para que o Estado garanta o acesso de todos à escola e mais que isso, promova um ensino de qualidade.