Perguntas frequentes

APRESENTAÇÃO

    Divulga as principais dúvidas dos usuários quanto aos serviços prestados pela Biblioteca Procurador Ruy de Lima Pessôa.

SOBRE O FUNCIONAMENTO E O ESPAÇO FÍSICO DA BIBLIOTECA

    1. Qual o horário de funcionamento e a localização da Biblioteca Procurador Ruy de Lima Pessôa?
    Atendemos o público interno e externo de segunda a sexta (exceto feriados), das 8 às 19 horas. A Biblioteca está localizada no seguinte endereço: Procuradoria-Geral da Justiça Militar (PGJM), Divisão de Documentação e Informação (DDI), Setor de Embaixadas Norte, Lote 43, Bloco B, Térreo, Brasília/DF.
    2. A Biblioteca possui espaço de estudos para os usuários?
    Sim, há um espaço para estudos com cabines individuais. Tanto os usuários internos como os externos podem utilizar as dependências da Biblioteca para estudos e consultas.
    3. É permitida a entrada portando líquidos, alimentos, mochilas, bolsas, sacolas e afins?
    Não. Na sala das cabines individuais não é permitida a entrada de alimentos e de bolsas, mochilas, sacolas e afins. Para armazenar tais objetos, dispomos de armários guarda-volumes na entrada da Biblioteca.
    4. Como posso consultar o catálogo da Biblioteca?
    É disponibilizado 1 (um) computador em seu espaço físico para que qualquer usuário possa consultar todo o acervo bibliográfico.
    5. A Biblioteca disponibiliza acesso a internet sem fio (wireless)?
    Sim. O acesso é oferecido a todos os usuários (internos e externos). Para utilizar o serviço é necessário realizar cadastro na Biblioteca e a solicitar senha de acesso, que possui validade de um dia.

SOBRE O CADASTRO DE USUÁRIOS

    1. Quais os dados necessários para se cadastrar na Biblioteca?
    Para se cadastrar como usuário, é necessário informar alguns dados na área de referência: Nome completo; Matrícula no MPM; Tipo de usuário (membro, servidor efetivo, requisitado ou comissionado); Endereço completo; CEP; Telefone (residencial e funcional); e E-mail funcional.
    2. Estagiários do MPM podem se cadastrar na Biblioteca?
    Não, pois não é permitido o empréstimo domiciliar aos estagiários.
    3. Público externo pode se cadastrar na Biblioteca?
    O cadastro não é feito para o empréstimo de materiais do acervo, pois tal serviço não é facultado a usuários externos.
    Contudo, o cadastro é feito para o empréstimo de chaves do guarda-volumes localizado na sala de atendimento, que deve ser utilizado para guardar seus pertences antes de entrar no acervo. Ao se cadastrar, o usuário externo deverá apresentar documento oficial com foto.

      OBS.: o empréstimo de materiais a usuários externos só é feito por meio de empréstimo entre bibliotecas (EEB). Para utilizar esse serviço, o usuário deverá solicitar o material de interesse à sua biblioteca de origem, que, por sua vez, solicitará o item à Biblioteca Procurador Ruy de Lima Pessôa.
    4. Quais os deveres e as vedações aos usuários da Biblioteca?
    São deveres do usuário:
    I – proceder à devolução da obra em seu poder, no prazo determinado;
    II – zelar pelas obras em seu poder;
    III – abster-se da prática de atos que possam perturbar o silêncio necessário à concentração dos que estiverem presentes para o estudo e pesquisa na Biblioteca.
    Aos usuários é vedado:
    I – dobrar ou marcar páginas de livros ou revistas;
    II – sublinhar ou escrever observações em textos de qualquer natureza;
    III – levar qualquer tipo de alimento ou bebida para a área do acervo bibliográfico;
    IV – entrar com bolsas, mochilas, sacolas e afins na sala das cabines individuais.

SOBRE O EMPRÉSTIMO

    1. Como faço para solicitar o empréstimo de obras do acervo?
    O empréstimo será permitido aos membros e servidores do Ministério Público Militar. Informamos que dicionários, coletâneas de legislação e demais obras de referência poderão ser emprestadas para utilização no Órgão, devendo retornar à Biblioteca no mesmo dia. A solicitação de empréstimo pode ser feita pelo e-mail: dg.ddi-circulacao@mpm.mp.br ou pelos telefones (61) 3255.7560 / 7561.
    2. Qual o prazo de empréstimo?
    O prazo de empréstimo para os servidores é de 15 (quinze) dias corridos, podendo ser renovado por mais 15 (quinze) dias, caso não haja reserva. O prazo de empréstimo para os membros será de 45 (quarenta e cinco) dias. A Biblioteca avisará ao usuário sobre o vencimento do empréstimo. Caso o usuário tenha interesse em renovar o prazo de empréstimo, este poderá ser realizado desde que o livro ou a publicação não tenha sido reservado por outro usuário. A solicitação de renovação pode ser feita pelo e-mail: dg.ddi-circulacao@mpm.mp.br ou pelos telefones (61) 3255.7560 / 7561.
    3. Qual a quantidade de obras que podem ser emprestadas?
    Será permitido o empréstimo de até 3 (três) obras por usuário. Aos membros da PGJM não haverá limite de empréstimo de obras. Se alguma obra emprestada for solicitada por algum membro, o servidor deverá devolvê-la imediatamente.
    4. Como devo proceder em caso de afastamento do serviço?
    No caso de afastamento do serviço por motivo de viagem, licença ou férias, o usuário deverá devolver a(s) obra(s) ou material(is) especial(is) que estiver em seu poder.
    5. Posso transferir o empréstimo para outra pessoa?
    O empréstimo é intransferível. O usuário é responsável pela guarda e conservação do material emprestado, não podendo transferi-lo livremente a outra pessoa.
    6. Outra pessoa pode fazer a devolução do material emprestado?
    Sim, qualquer pessoa pode devolver, mas apenas usuários internos cadastrados na Biblioteca podem retirar o material emprestado.
    7. Caso o usuário não respeite o prazo de devolução, quais são as penalidades aplicadas?
    A não devolução implicará na suspensão do direito de empréstimo do usuário por 15 (quinze) dias, a contar da devolução do livro. Este prazo será multiplicado pelo número de livros em atraso.
    8. Como devo proceder em caso de dano ou extravio de qualquer obra sob minha responsabilidade?
    Qualquer obra danificada ou extraviada implicará na reposição, no prazo de 30 (trinta) dias, com exemplar idêntico, ou outro que a Biblioteca indicar, caso a obra esteja esgotada.

SOBRE O EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS

    1. O que é o serviço de empréstimo entre bibliotecas?
    O serviço de empréstimo entre bibliotecas é aquele em que a Biblioteca poderá solicitar a outras o empréstimo de material não disponível em seu acervo, como também poderá ceder seu material para qualquer biblioteca de outra instituição, desde que cadastrada na Biblioteca Procurador Ruy de Lima Pessôa.
    2. Sou usuário interno. Como faço para solicitar o empréstimo entre bibliotecas?
    A Biblioteca manterá, conforme as bases de cooperação, o empréstimo entre bibliotecas. O serviço de busca e devolução de obras e artigos em outras bibliotecas será prestado, exclusivamente, aos membros e servidores do Ministério Público Militar no exercício da função.
    3. Sou usuário externo. Como faço para solicitar o empréstimo entre bibliotecas de material da Biblioteca Procurador Ruy de Lima Pessôa?
    O usuário externo deverá recorrer à biblioteca onde possui vínculo e solicitar o serviço de empréstimo entre bibliotecas de material disponível na Biblioteca Procurador Ruy de Lima Pessôa.

SOBRE A PESQUISA

    1. Como faço para solicitar uma pesquisa?
    A solicitação de pesquisa pode ser feita pelo e-mail dg.ddi-pesquisa@mpm.mp.br ou pelos telefones (61) 3255.7560 / 7561.
    2. A Biblioteca fornece as cópias de pesquisas?
    Caberá à Biblioteca, quando solicitada pelos usuários (membros, servidores e estagiários) no desempenho de suas funções, fornecer as cópias dos materiais selecionados. Não serão fornecidas cópias para atendimento de pesquisas de caráter particular de membros e servidores. Ao usuário será fornecido no máximo 10 (dez) cópias por pesquisa.
    3. A Biblioteca digitaliza artigos ou capítulos e envia esses documentos por e-mail?
    Sim. Poderão ser fornecidas as digitalizações de artigos e capítulos de livros quando solicitados pelos usuários internos do Ministério Público Militar. Este serviço não está disponível aos usuários externos.

SOBRE A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

    1. Como é feito o desenvolvimento de coleções da Biblioteca?
    O desenvolvimento da coleções dar-se-á por meio de compra, doação, permuta, convênios, ou por outros meios admitidos em Lei e será obrigatoriamente registrado pela Biblioteca.
    2. Como posso sugerir a aquisição de obras para compor o acervo da Biblioteca?
    As indicações das obras deverão conter, obrigatoriamente, títulos, autor, editora, ano e edição. A não especificação da edição, indicará a opção pela obra com a edição mais atualizada disponível no mercado editorial. Obras não localizadas ou esgotadas serão previamente informadas, para que se possa solicitar outra(s) obra(s) disponível(is). As solicitações poderão ser encaminhadas para Seção de Aquisição através do e-mail: dg.saq@mpm.mp.br.
    4. Como são incorporadas as doações ao acervo?
    As doações serão incorporadas ao acervo após análise de pertinência. Os itens não pertinentes serão repassados para outras bibliotecas.