CPADSI/MPM recebe Prêmio CNMP

O sistema Argus, desenvolvido pelo Centro de Apoio à Investigação (Cpadsi) do MPM, foi o vencedor do Prêmio CNMP na categoria Diminuição da Criminalidade e da Corrupção. O prêmio foi recebido, nesta tarde (6), pelo procurador-geral de Justiça Militar, Marcelo Weitzel, pelo coordenador do Cpadsi, o procurador Giovanni Rattacaso, e pelo assessor-chefe da Assessoria de Segurança da Informação/Cpadsi, Dino Elias Pinto, em solenidade ocorrida no Conselho Nacional do Ministério Público.

Em pronunciamento rápido feito durante a cerimônia, o procurador-geral Marcelo Weitzel parabenizou a equipe do Cpadsi pelo desenvolvimento da ferramenta que tanto vem auxiliando o Ministério Público no combate à corrupção. Como ressaltado por Marcelo Weitzel, a qualidade do sistema pode ser atestada pela quantidade de acordos de cooperação técnica assinados pelo MPM para cessão do Argus, 18 até o momento.

O Argus é um sistema de inteligência financeira e análise visual capaz de reunir, relacionar e analisar dados de quebras de sigilos bancários autorizadas pela Justiça. De uma forma harmoniosa, simples e inteligente, os gráficos gerados pelo Argus aperfeiçoam o processo de análise, extraindo informações úteis capazes de direcionar um procedimento investigatório em curso para resultados mais satisfatórios em um menor período de tempo.

O Prêmio CNMP foi criado para dar visibilidade aos programas e projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização e alinhamento do Planejamento Estratégico Nacional. Concorreram ao Prêmio CNMP 414 projetos, divididos em oito categorias. Veja a relação de projetos premiados.