CPADSI encerra treinamento de servidores das PJM para auxiliar nas investigações

O Centro de Apoio à Investigação (CPADSI) encerrou, hoje (4), o último módulo de treinamento de servidores para atuação como núcleo de extensão do Centro nas Procuradorias de Justiça Militar onde trabalham. Servidores das Procuradorias de Justiça Militar em Bagé, Juiz de Fora, Porto Alegre e Salvador participaram, no CPADSI, de treinamento para atuação como núcleo de extensão do Centro nas respectivas Procuradorias.

No curso, os servidores tiveram conhecimento das ferramentas utilizadas para análise de dados bancários no apoio à investigação; o Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (SIMBA), os relatórios e sistemática da quebra de sigilo bancário para transmissão de dados; o sistema de Pedido de Apoio à Investigação (PAI); relatório de análise; diagramas; análise de dados fiscais – dossiê Integrado; técnicas de tratamento e validação de dados; e casos práticos. Com o treinamento, esses servidores estarão aptos a prestarem o apoio em casos criminais que demandem análise de dados sensíveis, o que até então era feito somente pelo CPADSI, em suas próprias PJM.

O treinamento faz parte do projeto de descentralização das atividades de apoio à investigação do CPADSI. Com o curso “Desenvolvimento de Técnicas de Investigação e utilização de ferramentas digitais no combate ao crime” o objetivo do CPADSI é dispor de servidores capacitados nas Procuradorias de Justiça Militar para auxiliar nos Pedidos de Apoio à Investigação (PAI). A expectativa é que essa alteração no fluxo das solicitações agilize as investigações em curso no Ministério Público Militar.

Com o treinamento, esses servidores estarão aptos a prestarem o apoio em casos criminais que demandem análise de dados sensíveis, que hoje é feito pelo CPADSI, em suas próprias PJM. No total, foram treinados cerca de 17 servidores, analistas processuais e técnicos assistentes jurídicos, envolvidos nas investigações das PJM.