Comitiva brasileira acompanha substituição da Nau Capitânia na UNIFIL

No domingo (15), o procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, foi recebido com honras de Portaló na Corveta Barroso (V34), que substitui a Fragata União (F45) como Nau Capitânia da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).

A cerimônia, presidida pelo comandante da FTM, contra-almirante Eduardo Augusto Wieland, foi prestigiada por representantes das Forças Armadas Libanesas, pelo ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil no Líbano, Jandyr Ferreira dos Santos Júnior, pelo comandante em Chefe da Esquadra, vice-almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, e pelo subchefe de Operações de Paz do Ministério da Defesa, general de Divisão Rolemberg Ferreira da Cunha.

Em discurso proferido durante a solenidade, o comandante da FTM deu as boas vindas ao capitão-de-Mar-e-Guerra Eugênio Campos Huguenin, comandante da Corveta Barroso que chegou ao Líbano para prosseguimento da missão da FTM, e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido no Líbano e o rico aprendizado alcançado durante todo o período da presença brasileira na UNIFIL.

Hoje (16), a comitiva brasileira no Líbano deslocou-se até o Setor Leste da UNIFIL, onde foi recebida pelo Brigadier-General Rafael Colomer Martínez Del Peral, comandante da Base Espanhola Miguel de Cervantes – BMC. Na oportunidade, foi feita apresentação sobre a atuação da UNIFIL naquele setor, seguida de uma visita às instalações.

Após o almoço, o procurador de Justiça Militar Antônio Duarte usou da palavra para agradecer a boa acolhida à delegação brasileira, destacando o quão relevante se mostrava para o Ministério Público Militar conhecer de perto o valoroso empenho da ONU em mais essa missão de paz.

O general de Divisão Rolemberg Ferreira da Cunha, integrante da Comitiva brasileira, assinou, na oportunidade, o Livro de Honra da BMC, mencionando a satisfação de compartilhar o momento com as tropas de diversos países.

Por derradeiro, o procurador-geral Jaime de Cassio, também expressando a satisfação de poder identificar inúmeros pontos positivos da atuação da UNIFIL e a integração das Forças que a compõem, entregou uma panóplia ao comandante da Brigada Espanhola, materializando os agradecimentos em nome do Ministério Público Militar.

Amanhã, (17), a comitiva do MPM estará na Embaixada Brasileira no Líbano.

Banco de Imagens