CNMP elege corregedor, ouvidor e presidentes das comissões

O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) elegeu hoje, 18 de agosto, durante a 15ª Sessão Ordinária de 2015, o corregedor nacional do Ministério Público, os presidentes das comissões permanentes, o representante da instituição na Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) e o ouvidor nacional do MP.

O conselheiro e promotor de Justiça Cláudio Portela, que ocupa a vaga no Conselho destinada ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), foi eleito, por unanimidade, o novo corregedor nacional do Ministério Público. O mandato é de dois anos e expira com o mandato de conselheiro.
O conselheiro Antonio Pereira Duarte, representante do MPM no CNMP, ocupará a presidência da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública.

O representante eleito do CNMP na Enasp é o conselheiro Esdras Dantas, que ocupa uma das vagas destinadas à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O ouvidor nacional eleito é o conselheiro e juiz de Direito Sérgio Ricardo de Souza. Veja abaixo os demais presidentes das comissões permanentes do CNMP:
 
Controle Administrativo e Financeiro – Marcelo Ferra
Infância e Juventude – Walter Agra
Preservação da Autonomia do Ministério Público – Fábio Stica
Planejamento Estratégico – Orlando Rochadel
Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência – Leonardo Carvalho
Defesa dos Direitos Fundamentais – Fábio George Cruz da Nóbrega