Atuação do MPM na Operação São Francisco – Complexo da Maré

O Ministério Público Militar estará acompanhando todas as etapas da Operação São Francisco, no controle externo da atividade policial desempenhada pelas Forças Armadas na ocupação do Conjunto de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro.

Como divulgado pelo Comando Militar do Leste, a Força de Pacificação deverá começar a atuar a partir de amanhã (5) e será composta por 2.700 homens: 2.050 da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército/RJ; 450 da Marinha; 200 da Polícia Militar, além de uma equipe da 21ª Delegacia de Polícia.

Os membros designados pelo MPM para acompanhar a Operação São Francisco estarão atentos ao trabalho de ocupação da região pelos militares, atuando preventivamente na identificação de eventuais abusos das tropas e garantindo os direitos individuais dos cidadãos da comunidade e também dos próprios militares. Além de fiscalizar as atividades desempenhas pelos integrantes da Força de Pacificação, o MPM estará alerta a ocasionais crimes militares praticados durante a ocupação.

Quaisquer informações ou relatos de ocorrências acerca da Operação São Francisco, entre em contato com o Ministério Público Militar pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – Fale com o MPM, telefone 0800 021 7500 (ligação gratuita), ou pelo e-mail pgjm.sac@mpm.mp.br.